Artes/cultura
16/06/2018 às 06:00•2 min de leitura
Quando alguém fala sobre soluções tecnológicas, logo pensamos na popularização da internet ou dos smartphones, mas no século 13 o grande diferencial foi algo bem mais simples.
Do mesmo modo que as formações militares revolucionaram as batalhas na Antiguidade, a inclusão do estribo nas selas dos cavalos permitiu que os mongóis enfrentassem impérios que dominaram a Europa por séculos.
Registros arqueológicos mostram que o objeto já vinha sendo utilizado pelos mongóis desde o século 10, sempre confeccionado em metal. Além disso, eles possuíam uma habilidade ímpar quando em combate sobre o cavalo, e esse foi o grande diferencial em suas conquistas.
Quando pensamos em uma batalha na Antiguidade, imaginamos os dois lados lutando em um campo. Quando um deles percebe que está em grande desvantagem, emite o alerta, e todos batem em retirada, fugindo e buscando abrigo. Pois era exatamente nesse momento que a tática do mongóis entrava em ação.
Utilizando os estribos como um apoio consistente, eles ganhavam mobilidade suficiente sobre o cavalo para atirar flechas em qualquer direção, inclusive para trás, e os exércitos europeus não estavam preparados para lidar com essa reação.
Dessa forma, eles se mantinham distantes dos soldados no solo, que iam atrás deles quando fingiam bater em retirada e acabavam se tornando alvos fáceis para os arqueiros montados.
Marco Polo testemunhou os guerreiros mongóis em ação, escrevendo que os cavaleiros “nunca permitiam a existência de uma batalha regular, mas se mantinham cavalgando pelo campo e atingindo o inimigo com flechas”.
Aliados a arqueiros de cobertura e cavalaria montada, os arqueiros montados, sob o comando de Genghis Khan, conseguiram grandes avanços territoriais, chegando próximo a Viena no período de algumas décadas, tudo graças a um simples aparato nas selas dos cavalos.
Não fosse por uma série de eventos que fizeram com que os mongóis retornassem para travar uma guerra contra a China, eles poderiam ter modificado os rumos da história ocidental. A própria Muralha da China é uma prova do quão temidos eles eram, pois recebeu extensas adições após generais chineses ficarem sabendo do estribo e de seu uso.
Mais ou menos como toda tecnologia, o estribo foi um grande diferencial na época, assim como as formações militares, mas teve seu tempo e se tornou obsoleto. Com a invenção de dispositivos que podem ser controlados remotamente, as guerras têm se parecido cada vez mais com um jogo de video game, e pequenos detalhes que fizeram toda a diferença no passado agora são meras curiosidades.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!