Ranking de raças de cachorros mais inteligentes do mundo

13/06/2018 às 13:133 min de leitura

O ranking que você vai ver a seguir foi desenvolvido por um especialista em psicologia animal — sim, caro leitor, esses profissionais existem — chamado Stanley Coren, e lista quais são as raças de cães mais inteligentes. De acordo com Gus Lubin, do site Business Insider, Coren tem décadas de experiência no estudo do comportamento desses animais e se baseou em diversas pesquisas científicas envolvendo cachorros.

Segundo Gus, para criar o ranking, Coren realizou um detalhado levantamento envolvendo o julgamento de 199 profissionais na avaliação de cães em competições caninas e fez o cruzamento das informações fornecidas por eles. Confira a seguir quais foram as conclusões às quais Coren chegou:

Qual é o cachorro mais inteligente do mundo?

Nesta relação, Coren reuniu as raças que normalmente aprendem um novo comando depois de menos de 5 repetições e obedecem aos instrutores em 95% das vezes:

1. Border collie

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Natural da Grã-Bretanha, o border collie realmente é um cão brilhante. Criado para pastorear principalmente ovelhas, essa raça possui apenas um pouco mais de 100 anos de idade. Apesar disso, seus ancestrais já eram considerados cachorros de pastoreio no século XVI.

2. Poodle

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Apesar de ser uma raça oriunda da França, os poodles já são criados na Europa Central há muito tempo. Foi desenvolvido para ser um cão de caça a aves aquáticas, visto que sua tosa lhe protege do atrito e do frio. Podem ter diferentes tamanhos, mas em geral são bons cães de companhia. 

3. Pastor-alemão

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Apesar de ter surgido na Alemanha como um cão de pastoreio de rebanhos, o pastor-alemão adquiriu outras facetas com o passar dos anos. Atualmente, sua principal função tornou-se ser um excelente cão de guarda ou até mesmo um cão policial, os chamados K9. 

4. Golden retriever

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Também originário da Grã Bretanha, o golden retriever são mais uma das raças criadas para caçar aves aquáticas. Surgiram em meados do século XIX, através de cruzamentos seletivos que buscavam um cão  que fosse hábil caçador, obediente, inteligente, calmo e fácil de treinar.

5. Dobermann

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Desenvolvido na Alemanha por volta de 1860, o dobermann é considerado um cachorro criado especialmente para a proteção. Apesar de serem excelentes cães de guarda, também podem ser integrados ao lar e a família para se tornaram ótimos animais de companhia. 

6. Pastor-de-Shetland

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O pastor-de-shetland é visto quase como uma miniatura de pelo longo do border collie, principalmente por possuir as mesmas habilidades de pastoreio. Pode ser um cão um pouco tímido e desconfiado, mas se adapta facilmente aos ambientes e possui destreza para ser treinado.

7. Labrador retriever

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Muito inteligente, dócil e companheiro, o labrador retriever é um cão extremamente versátil. Apesar de ter sido criado na Inglaterra para ajudar na caça de aves aquáticas, possui habilidade para assumir outras funções. Atualmente, pode ser usado como cão-guia para deficientes visuais. 

8. Papillon

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O papillon, ou spaniel anão continental, são descritos como cachorros muito limpos, frágeis e de fácil adestramento. Fisicamente pequeno, costumam possuir temperamento marcante. São ótimos cães de apartamento e não costumam latir muito. 

9. Rottweiler

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Apesar da fama de malvado, o rottweiler pode ser considerado um cão extremamente leal e inteligente. Por serem muito musculosos, são cachorros valentes e adaptados para trabalhar com o gado. Necessita ser adestrado e socializado desde filhote, mas é um ótimo cão de guarda. 

10. Boiadeiro-australiano

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Oriundo da Austrália, o boiadeiro-australiano é utilizado desde sempre para auxiliar no manejo do gado. Eficiente e rústico, é considerado um excelente pastor de bovinos. Mais recentemente, começaram a ganhar fama de cão de companhia e animal de estimação, apesar de sua origem como cão de trabalho. 

Lembrando que, conforme o próprio especialista que desenvolveu o ranking, existem exceções — e não é porque um cachorro é da raça tal ou qual (ou de nenhuma delas) que ele necessariamente é burrinho. Não faltam exemplos de bichinhos das mais varias “linhagens” e completos vira-latas que já deixaram a galera de queixo caído com suas demonstrações de inteligência e coragem. No entanto, o ranking existe, e nós aqui do Mega achamos que seria Curioso compartilhá-lo com você!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: