10 fatos fascinantes e aleatórios relacionados com a população mundial

17/07/2018 às 06:302 min de leitura

1 – Segundo as estimativas, no ano 1000 da Era Cristã, a população mundial era de aproximadamente 400 milhões de pessoas. Ainda de acordo com os cálculos, nós passamos a marca de 1 bilhão de pessoas no mundo em 1804, e a de 3 bilhões em 1960.

2 – Aliás, população mundial passou dos 6 bilhões de habitantes apenas 4 décadas mais tarde, em 1999 e, em 2011, o número bateu os 7 bilhões. Atualmente, a quantidade de pessoas no planeta passa dos 7,6 bilhões.

População mundial(ESL Made Easy)

3 – Dessa gente toda, mais da metade, 52%, tem 30 anos de idade ou menos, sendo que a média mundial é de 30,4 anos. Cerca de 1,8 bilhão de habitantes tem entre 10 e 24 anos de vida.

4 – Todos os dias são registrados os nascimentos de mais de 350 mil bebês no planeta — o que equivale a mais de quatro novas crianças vindo ao mundo a cada segundo!

Muitas pessoas no planeta(The Huffington Post)

5 – Por outro lado, de acordo com as estatísticas, menos de duas pessoas morrem a cada segundo no mundo — o que significa que, matematicamente falando, a população mundial está aumentando em um ritmo de mais de 2 indivíduos por segundo todos os dias.

6 – Mas, apesar dos pesares — e da imensa quantidade de gente vivendo no planeta e de representações gráficas como a que você pode conferir abaixo —, se colocássemos todos os habitantes do mundo lado a lado, todos ocupariam uma área de mais ou menos 1,3 mil quilômetros quadrados.

Mundo cheio de genteDe qualquer forma, mesmo que todo mundo ocupe pouco espaço, isso não significa que a Terra possa comportar uma população infinita! (Aditya Library)

7 – Voltando um pouquinho no tempo, estima-se que no século 14 a Peste Negra tenha matado aproximadamente 200 milhões de pessoas — ou quase o equivalente à população inteira do Brasil!

8 – Os 10 países com a maior população do planeta são: a China, com 1,4 bilhão de habitantes, a Índia, com 1,3 bilhão, os EUA, com 326,7 milhões, a Indonésia, com 266,7 milhões, o Brasil, com 210,8 milhões, o Paquistão, com 200,8 milhões, a Nigéria, com 195,8 milhões, Bangladesh, com 166,3 milhões, a Rússia, com 143,9 milhões, e o México, com 130,7 milhões de habitantes.

População do planeta (Comic Vine)

9 – Falando em Índia, hoje ela é o país com a maior população de escravos no mundo, com mais de 14 milhões de pessoas vivendo nessa condição.

10 – A Indonésia conta com a maior população islâmica do planeta. E sabia que o primeiro nome masculino mais comum no mundo é “Mohammed” (ou alguma variação dele), e o feminino, “Maria”?

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: