Artes/cultura
12/08/2018 às 13:00•1 min de leitura
A realidade virtual pode ser uma boa aliada para conscientizar do quão devastadora uma situação dessas poderia ser, e alguns alunos já a botaram em prática.
O projeto foi feito utilizando fotografias antigas, cartões postais e relatos de sobreviventes, que transmitiram suas experiências para os alunos. Para Mei Okada, aluno que participou do trabalho, um dos grandes méritos da VR é a capacidade de mostrar as imagens e transmitir experiências sem, necessariamente, precisar da linguagem para isso.
Yuhi Nakagawa, outro aluno participante, contou que viu diversas fotos de prédios antes e depois da explosão da bomba para trabalhar na simulação. Ele notou que muitos deles simplesmente deixaram de existir, e percebeu que uma bomba atômica pode ser extremamente assustadora. Assim, ele sentiu a necessidade de compartilhar estas sensações com outras pessoas.
Um aspecto interessante deste projeto é a capacidade transformadora que VR pode ter para os usuários: havia alunos que não tinham manifestado grande interesse na questão, mas que mudaram seus conceitos após verem o resultado final.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!
Alunos utilizam VR para mostrar como foi a explosão da bomba de Hiroshima via TecMundo