Parceria entre Canvas e PUC Minas cria aula baseada em Game of Thrones
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Parceria entre Canvas e PUC Minas cria aula baseada em Game of Thrones

Equipe MegaCurioso
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Para muita gente, desde 2011, por algumas semanas no ano o olhar está voltado para a série de TV “Game of Thrones”. Mas como seria aproveitá-la em outras áreas e épocas do ano? Com isso em mente, a Puc Minas Virtual, utilizando os recursos do Canvas, da Instructure, elaborou uma disciplina de mídias sociais do curso de Pós-graduação em Marketing Digital, Negócios e Estratégias inspirada no drama da HBO.

A inovadora disciplina, “Game of Content – Comunicação e Conteúdo nas Mídias Sociais”, faz uso da dinâmica de jogos para deixar o conteúdo mais atrativo e interativo para os alunos, visando aumentar o engajamento, aprimorar o aprendizado, despertar curiosidades e motivar o usuário a vencer etapas e obstáculos para obter recompensas, e compartilhar resultados. O resultado de jogar o divertido “Game of Content” inspirado na famosa série tem sido um sucesso entre os estudantes.

A disciplina simula de forma interativa um mapa inspirado na série, em que as unidades de ensino (módulos) representam as “casas” de cada família vista na série. Já as atividades são como batalhas a serem conquistadas. Os alunos também recebem medalhas através do aplicativo Badgr, que pode ser anexado pelo Canvas de forma gratuita.

gameMapa da aula/game

Os estudantes recebem um feedback aprimorado e customizado pelo professor através da ferramenta “Caminhos de Domínio” recurso próprio da plataforma que permite que sejam aplicadas diferentes trilhas de aprendizado, em forma de testes ou quizzes de acordo com a nota do aluno. No caso desta disciplina, a ferramenta foi utilizada para criar diferentes desfechos da história e feedback das batalhas. 

De acordo com Lars Janér, diretor da Instructure para América Latina, a gamificação é um conceito que apresenta ótimos resultados. “A parceria entre o Canvas e a PUC Minas Virtual prova o quanto o Canvas é amplo e oferece um amplo suporte e magníficas oportunidades para inovar no EAD. Esse exemplo bem-sucedido só vem confirmar que a gamificação gera um maior interesse dos alunos e eleva seus níveis de engajamento, aprendizado e interação”, afirma.

infoinfo

*Via assessoria

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