Este “jardim de enguias” é a coisa mais curiosa que você vai ver hoje

27/09/2018 às 07:001 min de leitura

Pense na aflição de estar mergulhando feliz e tranquilamente em águas rasas e cristalinas, próximo ao leito oceânico, e se deparar com isto:

Jardim de enguiasEsconde-esconde!

O que você acabou de ver acima é conhecido por alguns cientistas como “jardim de enguias” — e mostra uma porção desses animais expondo seus corpos parcialmente para capturar alimentos. De acordo com James Gorman, do The New York Times, essas criaturas são capazes de nadar livremente, como os peixes, mas preferem ficar escondidinhas em suas tocas e só sair de casa quando precisam fazer um lanchinho.

"Jardim" inusitado

Segundo James, existem inúmeras colônias de enguias — com centenas e até milhares de indivíduos — no Mar Vermelho, e elas podem ser encontradas desde os 4 até os 55 metros de profundidade, mais ou menos. Apesar de o vídeo (a seguir) mostrar peixinhos nadando por um dos “jardins”, a verdade é que eles não corriam qualquer perigo de ser capturados, uma vez que as enguias são bastante tímidas e se alimentam de plâncton. Confira: 

Ainda segundo James, as enguias cavam suas próprias tocas na areia e, em seu interior, liberam uma secreção gosmenta que ajuda com que seus corpos fiquem ancorados em seu interior. Ademais, elas também têm o hábito de se mudar de uma área para outra no fundo do mar.

Outra curiosidade é que, quando as enguias se expõem para se alimentar e a correnteza está mais forte, seus corpos ficam parecendo “pontos de interrogação” colados no leito oceânico. No entanto, o ideal é que a correnteza esteja tranquila, uma vez que isso permite que as enguias fiquem mais de boas e tenham um maior alcance para capturar os nutrientes de que precisam. Interessante, né?

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: