5 curiosidades históricas aleatórias que você não aprende na escola

02/10/2018 às 11:002 min de leitura

Nas aulas de História, costumamos aprender sobre os principais eventos que trouxeram a humanidade até os momentos atuais. Porém, passar por todos os detalhes de cada um deles é bem difícil, mesmo para quem faz faculdade de História. Por isso, que tal conhecer alguns detalhes que pouca gente comenta? Confira:

1. Cachorros do Titanic

Muita se fala nas pessoas que morreram no naufrágio do Titanic – algo em torno de 1,5 mil das mais de 2,2 mil a bordo –, mas muita gente não sabe que cachorros também conseguiram se salvar. Eram 9 cachorros à bordo, sendo que 3 deles sobreviveram (2 lulus-da-pomerânia e 1 pequinês).

titanic

2. A luta sem cuecas

Durante a Batalha de Azincourt, que ocorreu em 1415 e foi uma das mais importantes da Guerra dos Cem Anos, os arqueiros britânicos que enfrentavam os soldados franceses lutavam praticamente nus. Acontece que um surto de diarreia acometeu vários regimentos, levando à decisão de lutar sem cuecas para facilitar a evacuação durante a batalha – muitos soldados sofriam de incontinência e era complicado perder tempo tirando a calça.

batalha

3. O Muro de Berlim foi vendido

Após a queda do Muro de Berlim, o governo alemão autorizou a venda de partes do marco histórico para diversos lugares a fim de arrecadar fundos. Muitos museus ao redor do mundo possuem seu pedaço da edificação, mas o muro foi parar até em lugares inusitados, como o mictório masculino da Main Street Station, em Las Vegas (EUA).

muro

4. O papagaio do presidente

Andrew Jackson foi o 7º presidente dos Estados Unidos (entre 1829 e 1837) e faleceu em 1845, aos 78 anos. Ele tinha um papagaio de estimação na época, e a galera achou que seria uma boa levar a ave ao funeral. Acontece que o bichinho era tudo aquilo que a gente pensa de um papagaio: falastrão e boca suja. Assim, ele começou a berrar impropérios no velório e acabou expulso do local!

papagaio

5. A primeira volta ao mundo

O espanhol Fernão de Magalhães idealizou a primeira viagem ao redor do planeta Terra no século 16, mas não foi o primeiro homem a conseguir tal feito. A viagem começou em 1519, em Sevilha, e contava com 240 homens em 5 caravelas. Pouco mais de 1 ano depois, os desbravadores passaram pelo Estreito que levou o nome de Magalhães, no extremo sul das Américas. Meses mais tarde, porém, um ataque de nativos da região das Filipinas vitimou Fernão com uma lança envenenada. No fim, apenas 1 caravela e 18 homens conseguiram dar a volta completa ao mundo, que foram guiados nos meses finais por Juan Sebastián Elcano, que assumiu após a morte de Fernão.

fernão

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: