publicidade

Drops Históricos #29: Sua dose semanal de História aqui no Mega

15/10/2018 às 06:304 min de leitura

Nesta semana, celebramos o aniversário de uma das mais importantes inovações do mundo da tecnologia na atualidade: o sistema operacional Android! Pois é, já se foi uma década desde sua apresentação oficial pela Google, e estamos todos entrando para a História! Apostamos que a maioria das pessoas não reflete sobre isso.

Por exemplo, será que a compositora Chiquinha Gonzaga imaginava que algum dia estaria no mesmo texto que o Android, ela mesma sendo considerada uma grande personalidade histórica? Talvez sim, mas provavelmente não!

Aproveite então e venha conhecer um pouco mais sobre essas duas histórias e outros importantes Drops Históricos da semana!

15 de outubro

1969: Ordenada a reabertura do Congresso Nacional

No dia 13 de dezembro de 1968, foi decretado no Brasil o Ato Institucional nº 5, o AI5, como é chamado. Considerado o mais duro de todo o Regime Militar brasileiro, deu plenos poderes ao presidente da República, Marechal Arthur da Costa e Silva, e decretou o fechamento do Congresso Nacional e das demais assembleias legislativas e câmaras.

O país ficou à mercê de um único indivíduo, que no ano seguinte foi forçado a sair do cargo por problemas de saúde. Somente no ano seguinte, um governo provisório assumiu o poder e determinou a reabertura do Congresso Nacional, para que o país se preparasse para as novas eleições.

O Congresso foi reaberto apenas no dia 22 de outubro, três dias antes da eleição que colocou Emilio Garrastazu Medici na cadeira da presidência.

16 de outubro

1978: É eleito o Papa João Paulo II

O polonês Karol Józef Wojtyla foi o homem de número 264º a ocupar a cadeira da mais alta honraria da Igreja Católica. Ele assumiu o papado — e, com isso, o nome de João Paulo II  32 anos depois de sua ordenação presbiterial e 20 após sua ordenação episcopal.

Como Papa, teve o terceiro papado mais longo da história da humanidade, pois permaneceu como tal por 26 anos, 5 meses e 17 dias, até a ocasião de sua morte, em 2 de abril de 2005.

João Paulo II foi também conhecido por sua diplomacia. Circulava com facilidade entre os assuntos e lugares mais polêmicos e conflituosos, atuando com mão forte sobre temas políticos e interferindo em disputas internacionais. Dos Estados Unidos à Rússia em plena Guerra Fria, visitava regiões em guerra civil e passava sua mensagem de paz entre as nações.

17 de outubro

1847: Nasce Chiquinha Gonzaga

Uma das maiores compositoras da história da música brasileira não era pouca coisa. Francisca Edwiges Neves Gonzaga foi não apenas pianista, mas também a primeira mulher brasileira a reger uma orquestra no país. Foi ela, ainda, quem criou nossa primeira e talvez mais famosa marchinha de carnaval: "Ô Abre Alas".

Neta de escrava e de um descendente do império português, Chiquinha já revelava em seu DNA o quão brasileira ela era. Casou-se aos 16 anos com Jacinto Ribeiro do Amaral e teve um relacionamento arranjado com um marido que não gostava de música. Chiquinha, no entanto, era determinada e abandonou o casamento para viver com João Batista de Carvalho, a quem amava.

Em uma época em que a finalização de um matrimônio era malvista, Chiquinha foi pioneira até nisso. Aos 30 anos, já separada de seu amante e desacreditada pela família, Chiquinha resolveu viver da música e de aulas de piano. A duras penas e abrindo caminho a quem viria depois, conseguiu obter sucesso na carreira e, após 1 século, ainda é um dos nomes mais celebrados da música nacional.

18 de outubro

1967: Sonda Venera 4 alcança Vênus

Estudar a atmosfera da órbita do planeta Vênus era o objetivo da sonda Venera 4 — ou -4, como era chamada originalmente na Rússia. Parte do programa Venera, ela foi lançada no dia 18 de outubro e a primeira do tipo a analisar com sucesso o ambiente de outro planeta. Foi ela que revelou informações como o fato de a superfície ser coberta de dióxido de carbono.

19 de outubro

1813: Batalha das Nações na Alemanha

Iniciada no dia 16 de outubro, a batalha da França com Rússia, Prússia, Áustria e Suécia terminou com a derrota de Napoleão Bonaparte três dias depois, em solo alemão, na cidade de Leipzig. Cansados do domínio francês sobre várias regiões europeias, os países decidiram formar uma coalizão para forçar o fim da hegemonia do ditador.

Insistente, ele se recusava a aceitar o fim de seu domínio e levou 500 mil homens para os campos de batalha, dentre os quais também foram envolvidos tchecos, silesianos, italianos e húngaros. Estima-se que cerca de 100 mil homens tenham perdido a vida nos sangrentos dias da Batalha das Nações.

20 de outubro

1097: Cerco de Antioquia na Primeira Cruzada

No século 11, ocorreram na fronteira entre a Europa e a Ásia uma sequência de batalhas religiosas que visavam implementar o cristianismo em regiões onde a religião muçulmana tinha força. Foi assim que nasceram as Cruzadas, batalhas em que a Igreja Católica utilizava soldados próprios para pregar a palavra.

Um dos episódios mais marcantes da Primeira Cruzada, em 1097, foi o Cerco de Antioquia, uma antiga cidade muçulmana localizada na região onde hoje está a Turquia. O cerco que começou no dia 20 de outubro só foi finalizado em junho do ano seguinte, tendo como objetivo a tomada da cidade pelos cruzados.

21 de outubro

2008: Android é lançado

Dez anos atrás, nascia o sistema operacional que atualmente é usado por 85% dos smartphones do mundo. A empresa em si foi fundada por Andy Rubin em 2003, mas foi apenas 5 anos depois que ele lançou o que seria seu grande projeto, aquele que mudou o uso que se dá aos smartphones atualmente.

A empresa foi comprada pela Google em agosto de 2005, e a equipe de Rubin começou então a desenvolver o sistema operacional de aparelhos móveis tendo como base o sistema Linux. O resto, a gente já sabe! Mas se você quiser conhecer a história completa do Android, é só clicar aqui!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: