Reescrevendo a História: estátua de Colombo é removida de Los Angeles
497
Compartilhamentos

Reescrevendo a História: estátua de Colombo é removida de Los Angeles

Último Vídeo

Os “descobrimentos” da América e do Brasil guardam uma semelhança: eles só são chamados assim porque foram contados sob a ótica do colonizador; para os nativos, o que aconteceu foi a tomada das terras à força. Mudar como essa história é narrada será um trabalho longo, mas que tem encontrado adeptos dessa releitura. Em Los Angeles, uma estátua em homenagem a Cristóvão Colombo foi removida no último sábado (10).

A imagem ficou no Grand Park desde que foi instalada há 45 anos. Porém, há muito tempo grupos indígenas defendem que Colombo é o representante de um genocídio em massa, que se sucedeu após o “descobrimento” da América, em 1492, e por isso solicitavam a retirada do monumento.

A ação segue outra, de 2017, que pretende revogar o dia 12 de outubro como o “Descobrimento da América”. A ideia é ressignificar a data para se comemorado o Dia dos Povos Indígenas. Ao menos 100 pessoas acompanharam a remoção da estátua. “Começamos um novo capítulo em nossa história em que aprendemos com os erros do passado para que não estejamos condenados a repeti-los”, disse Hilda Solís, ex-secratária de Comércio dos EUA e autora da moção que culminou com a remoão. Já para o vereador Mithc O’Farrel, “esse é um passo natural nos avanços de eliminar a falsa narrativa de que Colombo descobriu a América”.

colomboBye, bye, Colombo!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.