Você sabe como os ursos-polares fazem para se secar depois de mergulhar?
24
Compartilhamentos

Você sabe como os ursos-polares fazem para se secar depois de mergulhar?

Último Vídeo

Os ursos-polares, para quem não sabe, além de serem a maior espécie de urso que existe no planeta — medido entre 2,2 e 2,5 metros da cabeça ao bumbum e quase 3 m quando ficam em pé sobre as patas traseiras —, são os maiores carnívoros terrestres da atualidade. Esses animais magníficos, embora estejam ameaçados de extinção, podem ser encontrados em territórios que se distribuem pelo Círculo Polar Ártico, como a Rússia, o Canadá, na Groenlândia e na Noruega, e não se intimidam com o frio, não, tanto que ao contrário de outros ursos, eles não hibernam e continuam caçando inclusive no inverno.

E falando em caça, os ursos-polares se alimentam de animais como renas, roedores, algumas aves, ovos, frutas, quando se deparam com alguma, e peixes. Entretanto, eles são especialmente fãs das focas — mamíferos que passam boa parte do tempo no mar e, portanto, os ursos-polares estão mais do que habituados em mergulhar nas águas congelantes do Ártico para capturar comida. Mas, e como eles fazem para se secar depois? Afinal, com o friozão que faz nas regiões onde eles moram, não é nada legal ficar ensopado!

Secagem familiar

Sabe quando você dá um banho em seu catioro e ele tem um siricutico e sai enlouquecido, esfregando o corpo sobre qualquer superfície que encontrar, como toalhas, tapetes, sofás etc.? Tudo bem que muitos cães fazem isso por puro prazer mesmo, mas você entendeu a ideia, né?

Cachorro fofinhoEsse siricutico! (Giphy)

Pois os ursos-polares fazem algo parecido para eliminar o excesso de água dos pelos — só que, em vez de se esfregarem em superfícies sequinhas, como você poderá conferir no adorável vídeo a seguir, compartilhado pelo pessoal no site PBS em seu canal no YouTube, os animais saem roçando os próprios corpos sobre a neve. Assista:

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.