Cinco números tão legais quanto o Pi

22/03/2019 às 03:002 min de leitura

Você sabia que dia 14 de março foi o dia da constante Pi (π)? Pode parecer uma bobagem mas o evento é celebrado até mesmo pela NASA. Pensando nisso, nós estamos aqui para lembrar que o Pi não é a única constante que merecem ser celebrada.

1. O número 1

Foto: reprodução/unsplash

Começamos a nossa lista com nada menos que o número 1. Pode parecer algo simples mas as implicações abstratas da constante são imensas. Um exemplo disso são as diversas relações binárias que são representadas apenas com 0 e 1 que revolucionam a lógica e levaram até a computação moderna.

2. O número de Euler - e

Fonte: reprodução/wikipedia

A importância do número de Euler (e ou 2,7...) é tão grande que nós não nos atrevemos a citar todas as suas aplicações, apenas de lembrar que o dia 7 de fevereiro foi escolhido, merecidamente, como data comemorativa para o mesmo.

3. "O melhor número" - 73

Esse número não tem as vastas implicações matemáticas, mas faz parte de uma conhecida piada da cultura pop. Segundo o personagem Sheldon Cooper, de The Big Bang Theory, 73 é "o melhor número" devido a uma série de coincidências em suas propriedades.

4. O número imaginário - i

O número imaginário i serve para representar a raiz quadrada de -1. O que torna essa constante interessante é que a raiz quadrada de um número negativo não tem solução dentro do conjunto dos números reais. Fazendo da constante i... imaginária.

5. Tau - τ ou 2π 

 

Fonte: Reprodução/unsplash

Nada melhor que Tau (τ) para o primeiro lugar da nossa lista. A constante matemática equivale a relação entre o a perímetro e o raio da circunferência. É considerada por matemáticos como John Baez da Universidade da Califórnia como uma das mais importantes constantes de forma que o estudioso chega a afirmar inclusive que a utilização do π é um "acidente histórico" e tau estaria mais presente do que π na matemática.

Embora menos famosa, tau também tem uma data comemorativa: 28 de junho.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: