Humboldt: a América redescoberta pelos olhos do explorador alemão

29/10/2019 às 04:001 min de leitura

Alexander von Humboldt, nascido em 14 de setembro de 1769 em Berlim, foi um importante explorador alemão. Chamado de "segundo Cristóvão Colombo", foi ele quem "redescobriu" a América.

Para a escritora do livro sobre Humboldt, The Passage to Cosmos, "... Colombo, viajando com um exército, descobriu uma riqueza material que levava à servidão; Humboldt, viajando apenas com um único companheiro, o botânico francês Aime Bonpland, descobriu uma riqueza de conhecimentos que levaram à libertação”.

Sua chegada à América, séculos depois de Colombo, transformou novamente o destino do continente e o eixo da potência mundial. O alemão, "descobridor científico da América", não levou ouro e prata embora, mas notas científicas, medidas astronômicas e também retirou milhares de amostras geológicas, botânicas, fósseis, além de várias ilustrações.

(Fonte: Humboldt/Reprodução)
(Fonte: Humboldt/Reprodução)

Contando a história da América

Ao longo de três décadas, Humboldt dedicou-se a narrar sua viagem em diversos volumes que incluíam botânica, zoologia, geologia, astronomia, meteorologia, relações públicas, economia e geografia dos países americanos que ele visitou. Seu trabalho influenciou inclusive Charles Darwin, o naturalista britânico, a escrever Viagem do Beagle, referência para uma de suas maiores obras: A Origem das Espécies.

"Enquanto Colombo foi a causa de nações inteiras serem reduzidas à servidão, Humboldt abriu o caminho para as revoluções que deram independência às nações da América do Sul", declarou a historiadora Walls. Humboldt era apaixonado pela América do Sul, considerando a região a mais bonita do mundo. Acreditava que, abrindo os olhos da Europa para toda essa riqueza, poderiam encontrar soluções para a guerra a opressão e outros conflitos.

Além disso, ficou conhecido como “inventor da natureza”, por ter criado a noção de que a Terra é um organismo vivo, onde tudo está interconectado. Ele foi o primeiro a alertar sobre as ligações entre o desmatamento e as mudanças no clima, que causam catástrofes no meio ambiente. Foi um verdadeiro precursor dos estudos sobre mudanças climáticas.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: