Seja o primeiro a compartilhar

Concordância verbal: a maioria das pessoas ‘vai’ ou ‘vão’?

Conforme explica o gramático Domingos Paschoal Cegalla, em seu Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa, quando o sujeito da oração inclui uma expressão quantitativa (a maioria, parte de, uma porção de, metade de, o resto de etc.) e um substantivo ou pronome no plural, a concordância verbal pode ser feita no singular ou no plural. A escolha é sua! Notícia boa, né? Veja exemplos:

A maioria das pessoas se confundem com isso.

A maioria das pessoas se confunde com isso.

Metade dos candidatos foi aprovada(Aqui, observe para a adequação para o feminino)

Metade dos candidatos foram aprovados.

Uma porção de fãs foi ao evento em 2018.

Uma porção de fãs foram ao evento em 2018.

Acreditamos que a maioria das pessoas vai gostar desta dica.

Acreditamos que a maioria das pessoas vão gostar desta dica.

(Fonte: Tenor)
(Fonte: Tenor)

Papo-cabeça

Sempre que for possível, faça uma pausa antes de considerar um texto concluído. A melhor coisa nessa hora é ir tomar um café, esticar as pernas ou algo assim por uns 10 minutos. Ao retornar, releia o texto buscando eventuais ajustes necessários. Verifique ortografia, pontuação, padronizações, repetições de termos etc. 

Pode até parecer que não, mas esse pequeno distanciamento gerado pela pausa já permite que detalhes sejam mais facilmente notados e corrigidos. Ou seja, só vantagens!

Até semana que vem!

***

Debora Capella, colunista semanal do Mega Curioso, é mestre em Estudos da Linguagem e atua nas áreas de revisão, edição, tradução e produção de textos há 15 anos.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER