6 histórias em quadrinhos que também servem para estudar

01/04/2021 às 05:002 min de leitura

As histórias em quadrinhos são um dos principais tipos de textos lidos na atualidade. Os quadrinhos são encontrados em todas as formas e formatos, apelam a muitos grupos e faixas etárias diferentes e abrangem uma enorme variedade de gêneros e estilos. 

Nos últimos anos, diversos quadrinhos ganharam adaptações para as grandes telas de cinema e, cada vez mais, encantam públicos em todo o mundo. Mas e se você pudesse estudar ao mesmo tempo que se diverte lendo essas histórias? Sim, é possível e vamos te mostrar a seguir! 

1. Persépolis 

(Imdb/Reprodução)(Imdb/Reprodução)

Persépolis conta a história de Marjane Satrapi, uma iraniana que cresceu no Irã na década de 1970. Ela se torna ideal para quem quer aprender mais sobre a revolução islâmica e a vertente xiita que oprimiu persas no país. No Brasil é publicado pela Companhia das Letras. Ganhou adaptação para os cinemas em 2007, dirigido pela própria Marjane Satrapi com o diretor Vincent Paronnaud. 

2. Maus

(Companhia das Letras/Reprodução)(Companhia das Letras/Reprodução)

Vencedor do Pultizer, o quadrinho conta a história de Vladek Spiegelman, judeu polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho Art Spiegelman, autor do livro. Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazistas ganham feições de gatos; poloneses não-judeus são porcos e americanos, cachorros. No Brasil, é publicado pela Companhia das Letras. 

3. Toda Mafalda

         (Martins Fontes/Reprodução)         (Martins Fontes/Reprodução)

Com seis anos de idade, Mafalda, criada pelo cartunista argentino Quino na década de 1970, questiona o mundo dos adultos, suas manias e maneiras de pensar. Tem plena consciência do mundo em que vive, cheio de injustiças, guerras e intolerância. Sua última tirinha foi publicada em 1975, mas continuam atuais. No Brasil, é publicada pela Martins Fontes.

4. Uma História de Sarajevo

            (Conrad/Reprodução)            (Conrad/Reprodução)

Os impactos da guerra em Sarajevo, capital da Bósnia, são narrados por Joe Sacco em Uma História de Sarajevo. Toda a emoção e destruição do conflito histórico é narrada pelos olhos do personagem Neven. No Brasil é publicado pela editora Conrad.

5. Gen: Pés Descalços

        (Conrad/Reprodução)        (Conrad/Reprodução)

Keiji Nakazawa, autor do livro, nos leva à vida cotidiana dos moradores de Hiroshima, em abril de 1945. A história vai desenrolando até chegar no dia 6 de agosto do mesmo ano, dia em que o país foi devastado pela bomba nuclear. No Brasil, é publicado pela editora Conrad. 

6.  Dom João Carioca

(Companhia das Letras/Reprodução)(Companhia das Letras/Reprodução)

O cartunista Spacca e a historiadora Lilia Moritz Schwarcz narram a passagem da família real portuguesa ao Brasil em 1980 com a irreverência dos quadrinhos e o rigor histórico que a aventura merece. No Brasil, é publicado pela Companhia das Letras.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: