Veja 8 jogos em que você aprende coisas diferentes

23/03/2022 às 14:003 min de leitura

Games sem sombra de dúvida são sinônimo de diversão, mas em alguns casos podemos encontrar títulos que, além disso, podem ensinar alguma coisa a quem se arrisca em seus ambientes ou estágios.

Caso esteja curioso, separamos nessa matéria 8 títulos que podem ser excelentes aliados na educação de crianças e jovens. Veja a nossa lista a seguir, e utilize o espaço destinado aos comentários para indicar outros games que seguem a mesma linha.

1. Where in the World is Carmen Sandiego?

Where in the World is Carmen Sandiego foi lançado em vários videogames antigos e, curiosamente, no início, o time de produção não tinha ideia de que o game fosse alcançar tanto sucesso — afinal, estamos falando de um título dos anos 1990, período em que raramente os pais pensariam em associar consoles e aprendizado.

Entretanto, aqueles que se aventuraram por aqui tiveram uma grata surpresa ao ver que o título exigia conhecimentos variados para tentar prender a ladra que dá nome ao título. Além de viajar por vários pontos do mundo, é preciso responder perguntas que envolvem línguas, matemática e muitos outros assuntos variados. 

Outro ponto: esse era um título que fazia os jogadores visitarem o Brasil em algum momento, tornando essas terras tupiniquins mais conhecidas ao redor do globo.

2. Assassin's Creed

Por padrão, todos os jogos da série Assassin's Creed acabam entregando algo educativo por conta dos períodos históricos nos quais estão ambientados. Porém, a Ubisoft decidiu tornar a educação algo prioritário com o lançamento de Discovery Tour.

No caso de Assassin's Creed: Valhalla, por exemplo, esse modo recebeu o nome Discovery Tour: Viking Age. Aqui o jogador pode percorrer diversos trechos encontrados no jogo de maneira um pouco mais narrativa, sendo necessário cumprir alguns objetivos enquanto analisa elementos como imagens de itens presentes em museus reais para complementar a história e até mesmo ilustrar um pouco mais essa jornada.

3. Civilization

Para os fãs de história, a série Civilization oferece a oportunidade de recriar diversos confrontos importantes ao lado de civilizações que existiram em nosso planeta em algum momento.

Somado aos confrontos, a franquia também oferece a oportunidade de interagir com figuras históricas como Napoleão Bonaparte, Abraham Lincoln, Gandhi, Rainha Elizabeth e até mesmo Dom Pedro II, apenas para citar alguns exemplos. Além disso, em 2017 foi lançada a versão CivilizationEDU, totalmente focada no uso do game em sala de aula para dar novos ares ao aprendizado. 

4. Mickey Safari in Letterland

Este game estrelado pelo camundongo mais famoso do mundo saiu apenas no NES, mas tinha uma ideia bem peculiar: oferecer a oportunidade de aprender algumas palavras em inglês.

O foco era totalmente no público infantil, tendo em vista que o objetivo das fases consistia sempre em juntar três letras para formar uma palavra no final do estágio. Como o personagem não morria (ainda que alguns obstáculos existissem no caminho), acabou se tornando um bom aliado educacional.

5. Minecraft

Minecraft tem se tornado bastante popular nos últimos anos, e algumas escolas começaram a enxergar nele um bom aliado para as salas de aula, especialmente para crianças.

Um dos principais motivos do seu uso aliado à educação é ensinar os mais jovens a lidar com questões de criatividade, além de desenvolver o raciocínio com o intuito de descobrir como alguns mecanismos podem ser combinados com outros para gerar recursos ainda maiores e melhores.

6. Roblox

Roblox não é considerado exatamente um game, mas sim uma plataforma. Entretanto, diversos de seus elementos são capazes de gerar jogos, dando ao público a oportunidade de se divertir de maneiras variadas com o seu conteúdo.

Vale mencionar que ele nasceu com a ideia de ensinar conceitos de física para crianças e jovens, mas muitos acabaram descobrindo formas de ir além e criar seus próprios universos dentro do jogo, gerando aventuras e ampliando questões como criatividade e capacidade analítica dos interessados.

7. Brain Age: Train Your Brain in Minutes a Day

A proposta deste game para Nintendo DS é bastante simples, mas eficaz. Por meio de pequenos desafios, esse título vem com a proposta de educar o cérebro do jogador para pensar de maneira mais prática e rápida em algumas soluções.

É possível se aventurar por aqui em desafios rápidos ou em uma série de exercícios diários que certamente vão fazer a diferença depois de alguns dias de partidas.

8. Mario is Missing!

Por fim, fechamos a nossa lista com esse game que leva o nome de Mario, mas é estrelado por seu irmão Luigi. Nessa aventura, o encanador de vestes vermelhas some e cabe ao bigodudo de roupas verdes seguir em jornada para resgatar seu familiar.

A proposta aqui era ensinar geografia aos jogadores ao fazê-los visitar diversos locais do globo, como Itália, China e muitos outros países para encontrar objetos importantes e devolvê-los ao local correto. É verdade que ele continha uns erros em suas informações, mas ainda assim foi uma ideia válida, especialmente pelo uso de personagens populares em prol da educação.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: