6 borboletas nativas do Brasil que são incrivelmente belas

15/01/2023 às 07:002 min de leitura

Por natureza, as borboletas são animais muito graciosos e que trazem consigo uma beleza única. São tantas variedades de cores espelhadas no bater de suas asas que essas pequenas criaturas são até mesmo capazes de hipnotizar um ser humano. E para deixar tudo ainda mais legal, muitas das espécies mais incríveis do planeta estão espalhadas pelo nosso Brasil.

Portanto, é bem possível que você já tenha cruzado com uma delas voando pelo seu jardim e nem sequer notou. Ficou curioso para conhecer um pouco mais sobre esses magníficos insetos? Então veja só a lista que separamos com seis das borboletas nativas brasileiras mais belas!

1. Borboleta oitenta-e-oito

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Com seu padrão incrível de manchas em preto e branco, a borboleta oitenta-e-oito é uma das espécies mais estonteantes que temos em nosso país. O seu apelido é bastante simples de explicar: é comum que todas borboletas desse tipo tenham um desenho semelhante ao número 88 em suas asas.

Embora muitos digam que essas criaturas são bastante raras ou que estejam ameaçadas de extinção, ainda não há nenhuma comprovação científica disso. Logo, é possível que você tenha a sorte de encontrar uma delas por aí.

2. Borboleta capitão-do-mato

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

A borboleta morfo azul, conhecida popularmente entre os brasileiros como borboleta capitão-do-mato, chama a atenção dos observadores por conta das suas amplas faixas verticais na coloração azul brilhante em todas as suas asas. Além disso, possuem alguns anéis em torno do seu desenho que o torna ainda mais marcante.

Essa é uma espécie comum na Mata Atlântica. Para os especialistas, essa borboleta tem um dos voos mais bonitos de se observar, visto que costuma estar próxima a córregos e rios, absorvendo a umidade dessas superfícies.

3. Beleza prola

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A borboleta Panacea prola, conhecida internacionalmente como "beleza prola" ou "pisca-pisca vermelha" é uma espécie completamente glamurosa, exibindo uma tonalidade vermelha muito vibrante em suas asas — que se misturam com outras cores.

Essa espécie é mais comum no sopé dos Andes peruanos, mas pode ser encontrada desde a Costa Rica até o sul do Brasil. Sendo assim, tecnicamente, ela também é uma espécie nacional!

4. Borboleta-monarca

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Sendo uma das espécies de borboletas mais notórias no mundo, a borboleta-monarca herdou o título de realeza não à toa. Com cerca de 70 milímetros de envergadura, essa belíssima criatura possui asas laranjas com listras pretas e marcas brancas. As maiores populações estão concentradas na América do Norte.

No entanto, elas são conhecidas por realizarem a mais longa migração realizada por um invertebrado em uma única geração. Por esse motivo, colonizaram várias partes do mundo nos últimos 200 anos, incluindo o Brasil.

5. Historis odius

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

A Historis odius é borboleta conhecida por ser neotropical, o que significa que ela pode ser encontrada do México até a Argentina. Sua coloração característica é marcada pelas asas escurecidas com duas manchas características na coloração alaranjada. Além disso, possuem uma padronagem de folha seca vistas de cima. 

Por esse motivo, costumam se hospedar em folhas de embaúba, alimentando-se de frutas maduras que caem no chão. 

6. Olho-de-pavão-diurno

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Assim como o nosso quinto item da lista, a borboleta Junonia evarete, popularmente chamada de olho-de-pavão-diurno, também é um ser neotropical. Ela habita principalmente em planícies tropicais, áreas arbustivas e de matagal — mas podem ser facilmente achadas em áreas urbanizadas.

Ela é uma borboleta que chama muita atenção pela beleza de suas asas, que se mantêm numa tonalidade amarronzada, mas com manchas pretas parecendo olhos. Por conta dessa padronagem, acabaram tendo o nome associado aos pavões.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: