Ciência
15/01/2023 às 11:00•2 min de leitura
Você já parou para pensar por que os relógios se movem para direita, no sentido horário? Se você é como a maioria das pessoas, provavelmente nem deu muita atenção a isso e simplesmente aceitou o movimento dos ponteiros como um fato da vida. Mas, a verdade é que existe uma razão bem interessante para isso!
Primeiramente, é importante lembrar que o sentido horário dos relógios é apenas uma convenção. Isso significa que não há motivo científico ou natural determinando que os ponteiros devem se mover nesse sentido.
Os primeiros relógios eram baseados na sombra produzida pela luz solar. (Fonte: Shutterstock)
Há muitos séculos, quando os primeiros relógios foram criados, eles eram muito diferentes dos que conhecemos hoje e eram usados principalmente para medir o tempo durante o dia. Chamados de "horas solares", eles eram basicamente quadrantes graduados colocados no solo que marcavam o tempo baseado na posição do sol no céu.
Com o tempo, os relógios evoluíram e começaram a ser feitos com ponteiros e, mais tarde, com o surgimento da mecânica, foram equipados com rodas e engrenagens que permitiam que eles funcionassem de forma mais precisa.
Vale lembrar que os primeiros relógios, como os que conhecemos atualmente, foram criados no hemisfério norte – e isso faz toda a diferença. Se você estiver no hemisfério norte e observar o caminho do sol através do céu, verá que ele descreve um arco no sentido horário enquanto viaja do leste para o sul e, finalmente, para o oeste, onde se põe.
Então, mesmo que os relógios já não usassem a luz solar para medir as horas, o movimento solar ainda era a inspiração por trás do movimento adotado para os ponteiros.
Para facilitar o uso dos relógios, costumes antigos foram mantidos. (Fonte: Shutterstock)
Em algum momento da história, os relógios foram uma novidade tecnológica, mas mesmo que fosse disruptiva, os seus criadores buscaram manter costumes que as pessoas já tinham adotado com os relógios solares. Por isso não foi mudado o sentido em que os ponteiros caminham, afinal, todo mundo já estava acostumado com a forma como as horas eram mostradas. Além disso, a maioria das pessoas é destra e, assim, é mais natural olhar para a direita do que para a esquerda.
É interessante pensar que, se os relógios tivessem sido inventados em outro lugar do mundo, talvez eles girassem no sentido oposto ao que estamos acostumados. De qualquer forma, mesmo que a razão para o sentido horário dos relógios seja apenas uma convenção, ela é um costume tão enraizado em nossa sociedade que é difícil imaginar os ponteiros funcionando de outro modo.