(Fonte da imagem: Reprodução/Christo Javacheff )

De acordo com o The Guardian, a mais cara e maior escultura feita por mãos humanas será construída perto da cidade de Abu Dhabi e contará com 150 metros de altura depois de finalizada. Batizada de Mastaba, a obra apresentará uma forma piramidal e será composta por 410 mil barris de petróleo multicoloridos.

Segundo a publicação, a estrutura foi concebida pelo artista Christo Javacheff e será maior do que a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, e que a Basílica de São Pedro, em Roma. Além disso, os barris coloridos serão pintados com cores inspiradas nas areias vermelhas e amarelas do deserto e montados de forma que reproduzam o mesmo efeito visual dos belos mosaicos islâmicos, com paredes que brilharão como ouro ao nascer do sol.

A ideia da espetacular escultura surgiu há 30 anos, mas o projeto nunca foi levado adiante devido aos conflitos no oriente médio. E, apesar da grandeza da obra e dos materiais utilizados na sua construção, Christo garante que a escultura não possui cunho político. A estimativa é de que a Mastaba demore dois anos e meio para ficar pronta e que aproximadamente 2 milhões de pessoas por ano visitarão o local. O custo estimado da obra é de US$ 340 milhões.