Artes/cultura
15/07/2014 às 04:55•2 min de leitura
Clive Cooper é um artista improvável tanto quanto é improvável uma de suas matérias-primas favoritas para trabalhar. Sem treinamento formal, Cooper deu vazão à sua criatividade buscando sempre métodos e materiais novos. Parte dos resultados são as esculturas em abóboras e melancias que você vê abaixo (embora exista ali também uma banana e um morango perdidos).
O artista conta que as abóboras entraram em sua vida (isso soa estranho, não?) durante um concurso organizado por uma empresa em que trabalhava. A proposta: um concurso de esculturas de abóbora para o tradicional Halloween com prêmios revertidos para obras de caridade.
“(...) Eu decidi concorrer e apresentar algo incomum, uma abóbora que trouxesse alguma novidade”, explica Cooper em postagem no site que mantém com sua esposa, a também artista Sharon Smith. “A minha abóbora ganhou o primeiro prêmio e atraiu muita atenção positiva... E foi então que a fagulha foi lançada”, diz ele, fazendo menção ao nome do referido site (Sparksfly Design).
De acordo com ele, o concurso acabou gerando US$ 3 mil para a caridade. E, bem, a julgar pelas obras abaixo, talvez hoje pudesse ter gerado até bem mais, não? Além de frutas, infrutescências, leguminosas e afins, Cooper hoje se dedica também à arte digital, ao design de mobílias e ao cartoon — até que algo ainda mais extravagante apareça, possivelmente. Confira algumas das criações do artista abaixo: