Artes/cultura
23/07/2024 às 20:00•2 min de leituraAtualizado em 23/07/2024 às 20:00
As Olimpíadas de Tóquio 2020, que aconteceram em 2021 por conta da pandemia de Covid-19, trouxe algumas novidades em termos de modalidades. Karatê, surfe e skate fizeram suas estreias olímpicas, com direito a medalhas nas duas últimas categorias. Além disso, um quarto esporte também deu as caras: a escalada.
A escalada olímpica é um esporte que consiste em subir uma parede com a ajuda de guias e cordas. Esse é um esporte individual onde os escaladores competem por medalhas em três disciplinas diferentes: escalada de velocidade, boulder e escalada de liderança. Entenda quais critérios serão utilizados para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Embora as três disciplinas pertençam ao mesmo esporte, existe uma grande diferença entre cada estilo da escalada olímpica. Primeiramente, a escalada rápida acontece quando escaladores têm que subir uma parede de 15 metros de altura no menor tempo possível. Essa disciplina é a mais dinâmica, uma vez que os atletas podem escalar a parede inteira em 6 segundos para a categoria masculina e 7 a 8 segundos na categoria feminina.
Já o boulder é caracterizado por uma parede de rochas de 5 a 6 metros de altura, que deve ser escalada sem qualquer apoio de corda. Assim, os profissionais devem escalar o maior número de obstáculos em um prazo de 4 minutos. A parede possui quatro a cinco rotas definidas. Os atletas podem tentar o percurso quantas vezes quiserem, mas somente os que terminarem o percurso em menos tentativas alcançarão as melhores posições.
Por fim, a escalada de liderança também conta com uma parede de 15 metros de altura, a qual os escaladores terão 6 minutos para subir com a ajuda de cordas. Nesta modalidade, as pedras de apoio são muito pequenas, o que faz com que os atletas precisem se apoiar apenas com a ponta dos dedos eventualmente. Escaladores que caírem serão eliminados e adversários não podem ver a escalada dos outros para não serem beneficiados. O menor tempo recebe mais pontos.
A pontuação na escalada esportiva para as Olimpíadas de Paris 2024 depende da posição em que cada atleta terminou em uma das três disciplinas. No fim das contas, a colocação de cada escalador é multiplicada entre eles e o escalador com a menor pontuação se torna o vencedor — levando a medalha de ouro para casa.
Portanto, se um escalador tiver ficado em 3º lugar na escalada de velocidade, 2º lugar em boulder e 3º lugar em escalada de liderança, sua pontuação será resumida pela conta 3x2x3, que resultaria em 18 pontos. Caso o atleta não complete uma das provas, ele receberá uma punição na pontuação final, o que provavelmente o colorará fora da disputa por medalhas.