Como cuidar da pele no inverno?

12/05/2011 às 07:513 min de leitura

O inverno tem tudo para ser a melhor estação do ano. Casacos, botas, vinho, fondue e lareira. Quem tem companhia, pode programar aquele filminho a dois, passar férias em lugares relaxantes e assim por diante. Entretanto, o friozinho que pode agradar também é o grande vilão para a sua pele. Ainda que pareça inofensivo, o sol ainda pode danificá-la.

Por isso, é importante lembrar-se de usar o filtro solar todos os dias. Como a pele fica muito mais sensível no inverno, a ação dos raios solares é ainda mais intensa. A luz dos monitores, calor do secador e outras fontes podem causar prejuízos à sua cútis. Por isso, evite ao máximo sair de casa sem ter usado um protetor FPS 20, pelo menos. A recomendação vale até para os dias nublados.

Manter a hidratação da sua pele é sempre importante. Porém, no inverno é ainda mais urgente. As temperaturas baixas e o vento contribuem para a perda de umidade. Por isso, recomenda-se que você beba de 1 a 2 litros de água por dia. Os cremes hidratantes também são indispensáveis, mas é preciso ter cuidado ao usá-lo.

Cuidado com os excessos

Exagerar no hidratante não significa que você está fazendo um bem para a sua derme. Lembre-se de que ela precisa respirar e usar muito creme hidratante pode acabar bloqueando seus poros. Assim, evite grandes quantidades de creme de uma só vez. Prefira repetir as aplicações durante o dia, sempre mantendo o bom senso.

Tentar “rebater” o frio com banhos muito quentes pode complicar ainda mais a situação. Pode até ser muito gostoso passar alguns minutinhos a mais na água quentinha, mas os prejuízos são muitos. Além de ressecar a pele, a água quente acaba com a hidratação dos seus cabelos, deixando-os opacos e sem vida.

Caso você não possua um bom termômetro para controlar a temperatura do seu banho, a dica é ficar de olho na “névoa” que pode se formar no seu banheiro. Quanto mais vapor você perceber, mais quente está a água. O ideal é que a água esteja perto dos 30 graus; caso ultrapasse este limite, você começa a causar danos à sua pele e aos cabelos.

Ainda sobre o seu banho

Não é só porque o seu sabonete tem boas porções de hidratante na composição que você pode abusar do uso. Isso não significa que você deva parar de usá-lo, mas considere diminuir a quantidade de espuma que você faz. Os sabonetes retiram a oleosidade natural da sua pele – que é extremamente benéfica para manter o brilho e o viço.

Para quem gosta de tomar dois banhos por dia, a dermatologista Kátia Lufti, de São Paulo, recomenda “dividir” as áreas a serem ensaboadas. “O ideal é ensaboar o corpo todo em apenas um dos banhos, e no outro apenas ensaboar as áreas de dobra da pele, como axilas e regiões intimas”, aconselha.

Pele protegida

Ainda pensando no seu hidratante, é bom saber que existem tipos diferentes de creme que podem segurar melhor a umidade da sua pele. Basicamente, existem dois tipos: os oclusivos e alfahidroxiácidos. Os que pertencem à primeira categoria têm como característica formar uma película sobre a pele, de modo a impedir que a água do corpo vire vapor. Procure produtos que tenham vaselina, óleo de amêndoas ou uvas na sua composição para ter este tipo de proteção.

O segundo tipo de hidratante é conhecido por “puxar a água” para o corpo. Os cremes desta categoria são feitos à base de ácido hialurônico e ureia. Assim, é possível escolher aquele que atende melhor às necessidades da sua pele. Para quem já tem bons níveis de oleosidade natural, recomenda-se os hidratantes do primeiro tipo. Contudo, quem precisa de mais água para a pele, deve ter boa adaptação com os alfahidroxiácidos.

Lábios bem hidratados

Uma das regiões mais sensíveis do seu rosto – e normalmente a primeira a ter rachaduras – é ao redor da sua boca. Para mantê-la bem hidratada, sem aquelas pontinhas de pele solta, é indispensável que você use produtos que contenham vitamina E, ômega 3 e 6, ácido hialurônico ou ceramidas. A manteiga de cacau pode ser uma boa opção.

Ainda assim, não é todo mundo que se adapta bem a ela. Por isso, é recomendável que você teste o desempenho deste produto. Na maioria dos casos, um protetor labial à base de vaselina funciona muito bem. Vale lembrar que tentar umedecer os lábios com a língua só vai piorar as coisas. O vento frio provocará rachaduras ainda mais doloridas.

Tratamentos e cirurgias

O inverno também é considerado como a melhor estação para fazer cirurgias e tratamentos estéticos. A temperatura mais baixa faz com que o corpo inche menos, diminuindo o tempo para a recuperação pós-operatória. Os curativos também incomodam menos nesta época do ano, já que você não vai suar tanto quanto no verão.

Mesmo com todas estas dicas, é importante que você consulte o seu dermatologista para indicações de tratamentos. Verifique a procedência de técnicas que prometem fazer milagres pela sua pele! Algumas delas podem causar alergias e reações inesperadas. Por isso, fique atenta!

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: