Descubra os segredos da pele perfeita

18/08/2011 às 14:264 min de leitura

O segredo da pele perfeita de atrizes e modelos não está apenas no photoshop ou no uso de várias camadas de maquiagem. Conquistar o rosto perfeito depende de cuidados diários que levam em consideração as características de cada mulher.

Limpar, tonificar e hidratar a face é fundamental para que a maquiagem se adéque perfeitamente e com naturalidade. A limpeza correta renova as células, estimula a circulação, permite a hidratação profunda dos poros. Assim, a pele respira e o surgimento de cravos, espinhas, oleosidade excessiva e falta de brilho vão sair da sua lista de preocupações.

É comum encontrar mulheres que sonham com o rosto perfeito, mas cometem erros que comprometem a aparência. Dormir com a maquiagem, por exemplo, é uma das maiores causas dos problemas que surgem na face.

Assim, vale perder uns minutinhos do seu dia tirando a maquiagem e seguindo os passos a seguir. O resultado, com certeza, será satisfatório.

Elimine as impurezas

Um dia todo em contato com poluição, ar seco e outras impurezas fazem com que, à noite, a pele fique sem brilho. Por isso, o primeiro passo é limpar a sujeira acumulada sobre a face. Pela manhã, essa etapa também é importante para eliminar as células mortas.

O sabonete deve ser escolhido de acordo com o seu tipo de pele. Ele pode ser encontrado nas formas líquida, em barra ou cremosa – a diferença está nos princípios ativos usados em cada composição. Se o produto for utilizado por mais de uma pessoa, vale escolher a versão líquida, para evitar contaminação. As opções indicadas para o rosto não devem ser utilizadas na face.

A loção precisa ser aplicada sobre o rosto umedecido, com movimentos circulares de baixo para cima, de acordo com o sentido das fibras musculares e, ajudando assim a evitar os sinais do envelhecimento. É importante não se esquecer de limpar o pescoço, região conhecida por mostrar os efeitos da idade sobre a pele. Mas nele, a aplicação deve ser feita de cima para baixo.

Vale lembrar que o resultado será melhor se for utilizada água fria para limpeza. Além disso, excesso de produto não significa que a pele está mais limpa, pelo contrário. Em peles oleosas, usar loção demais acaba estimulando a epiderme a produzir ainda mais sebo, o chamado “efeito-rebote”.

Essa fase deve ser colocada em prática duas vezes ao dia: pela manhã, retirando as células mortas; e à noite, para eliminar a maquiagem e as impurezas acumuladas.

Todo o sabonete deve ser retirado da pele. Do contrário, os poros permanecerão dilatados, facilitando a entrada de impurezas e, consequentemente, o surgimento de cravos e espinhas.

Tonifique a pele

Depois da limpeza, é hora de fechar os poros com a utilização do tônico. Esse também deve ser escolhido de acordo com as características da pele.

Essa etapa é fundamental para eliminar toxinas em profundidade, melhorar a microcirculação, devolver o pH natural da pele e, ainda, preparar a pele para receber o hidratante. A sensação após tonificar a face é muito agradável, pois o produto certo suaviza, acalma e refresca.

Pular essa fase coloca em risco toda a limpeza realizada, já que com os poros dilatados a tendência é que surjam mais cravos e espinhas. O resultado, então, será uma pele bem longe da perfeição.

A aplicação deve ser feita com os mesmos movimentos indicados para o sabonete.

Uma alternativa eficaz aos tônicos para quem tem a pele mais sensível é a água termal. Isso porque ela é rica em sais minerais, ajuda a evitar as agressões causadas pela poluição do dia-a-dia, revitaliza as células e, principalmente, possui propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes.

O cuidado na escolha do produto também vale, em especial, para aquelas que têm pele oleosa. As versões de tônicos com excesso de álcool prejudicam o rosto, pois também provocam o efeito-rebote, já que ressecam demais a epiderme.

É hora de hidratar!

O terceiro passo para a pele perfeita é a hidratação. E quem pensa que as peles mais oleosas não precisam de um bom hidratante está enganada.

O produto repõe os nutrientes da pele, protege de agressões e dá um brilho especial à aparência. É possível encontrá-lo em várias versões: creme, loção, gel, entre outros. Na hora de escolher, as características da sua pele devem ser analisadas.

A aplicação deve ser feita da mesma maneira que as etapas anteriores.

Vários hidratantes, hoje, já possuem o fator de proteção solar em sua composição. Se não for o caso da opção escolhida por você, não se esqueça de passar um protetor. Para o dia, quem tem pele clara deve usar fator 30, enquanto as morenas podem optar pelo FPS 15.

Quando fazer a limpeza de pele?

Se mesmo depois de seguir os três passos a sua face continua cheia de cravos, esse é o momento de partir para uma limpeza de pele. Trata-se de um procedimento que tem por objetivo eliminar esse problema do rosto. Porém, quem tem sinais de acne, como lesões inflamatórias e espinhas, não deve fazer o tratamento.

A técnica utiliza emoliente para amolecer os cravos, vapor para dilatar os poros e, em seguida, começa a extração. Em geral, o profissional tira as impurezas manualmente, mas existem extratores desenvolvidos para a tarefa.

Na sequência, uma solução calmante ajuda a cicatrizar a pele durante 15 minutos, evitando inflamações.

Especialistas recomendam que o procedimento seja feito apenas uma vez por mês. Para um tratamento menos agressivo, a máscara de argila pode ser uma boa opção.

Cuidado com a esfoliação

A esfoliação é uma etapa à parte para a conquista de uma pele perfeita, pois não é recomendado fazê-la diariamente. O processo utiliza agentes adstringentes para limpar o rosto com ainda mais profundidade.

A recomendação é colocá-lo em prática apenas uma vez por semana, ou duas no caso de pele muito oleosa. A força do esfoliante também depende dessa característica: quanto maior a oleosidade, mais abrasivo ele deverá ser.

Quem possui muitas lesões de acne na face não deve fazer esfoliação, para não agravar ainda mais o quadro inflamatório.

Cuidados de acordo com seu tipo de pele

As características da sua face são fundamentais para determinar os produtos utilizados durante o cuidado com ela.

Assim, quem tem pele normal deve utilizar gel de limpeza sem sabão, tônico com baixa concentração de álcool e hidratante de textura leve.

Aquelas com pele oleosa devem optar por sabonetes em gel, bem como o hidratante. Já o tônico deve ser rico em mentol, ácido salicílico e resorcina. O esfoliante, por fim, precisa ser abrasivo e aplicado duas vezes na semana.

Se você tem pele seca, a orientação é fugir de produtos que contenham álcool. Os hidratantes devem ser em creme e o esfoliante indicado é o suave.

Quem tem pele mista pode fazer a limpeza com sabonete líquido, enquanto o hidratante precisa ser de textura leve. Protetores solares livres de óleo são uma boa opção.

Para as mulheres de pele sensível, os produtos devem ser ricos em compostos com propriedades calmantes, como a camomila e a alantoína. Versões com álcool e esfoliantes são proibidos.

Experimente seguir essas dicas e acompanhe a evolução da sua pele. E não se espante se a sua aparência começar a despertar inveja por aí.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: