Nutricosméticos: beleza de dentro para fora

13/09/2011 às 15:053 min de leitura

Atualmente, o segredo da beleza vem guardado dentro de um frasco. Ou melhor, dentro de vários frascos. Os nutricosméticos – ou nutracêuticos – são suplementos orais enriquecidos com diversos ativos que prometem revelar a beleza de dentro para fora através da reposição de nutrientes que estão em falta no organismo.

Prevenir o envelhecimento, garantir um bronzeado impecável e eliminar as gordurinhas são alguns dos benefícios que vêm escondidos nesses frascos. Os nutricosméticos vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado mundial por trazerem resultados eficazes de maneira prática.

Entenda melhor o que é e como funciona o novo tipo de cosmético que está revelando a beleza das mulheres do mundo todo.

O que são os nutricosméticos, afinal?

Em forma de pílulas ou alimentos enriquecidos, os nutricosméticos são doses controladas de vitaminas, sais minerais, aminoácidos e muitas outras substâncias importantes para o organismo que visam compensar as deficiências que causam o enfraquecimento das unhas, quedas de cabelo, o envelhecimento da pele, entre outras.

Seguindo o conceito de que a beleza vem de dentro para fora, a indústria aposta em suplementos ou alimentos que possam repor as deficiências do organismo de cada paciente e, assim, garantir a beleza por completo.

O nome usado para classificar essa nova linha de produtos ainda não é oficialmente reconhecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que considera como “cosméticos” apenas os produtos de aplicação tópica, ou seja, cremes, loções etc. Dessa maneira, a agência classifica os produtos como alimentos funcionais ou suplementos alimentares.

Potencialize o efeito das pílulas

O efeito das pílulas se assemelha muito ao resultado alcançado com o uso de cremes, mas para alguns pacientes a ingestão por via oral garante uma melhor absorção das substâncias. Os nutricosméticos devem ser ingeridos regularmente e com muita paciência: os resultados começam a aparecer somente depois de dois a três meses – o tempo necessário para o organismo assimilar a reposição dos nutrientes. E atenção: o uso dos produtos como única forma de tratamento não é capaz de fazer a beleza surgir de uma hora para outra, ou seja, os nutricosméticos servem como um reforço da dieta ou dos cremes que você aplica na pele.

O paciente que ingerir apenas as pílulas ou consumir os alimentos enriquecidos não estará causando nenhum problema ao organismo, afinal, a concentração de nutrientes presentes nos nutracêuticos é adequada e a reposição das substâncias é benéfica. Mas para garantir e potencializar os resultados, é fundamental aliar outros tratamentos: manter a rotina de exercícios físicos (para quem deseja queimar as gordurinhas), usar regularmente o protetor solar (para ter um bronzeado saudável) e não deixar os cremes antirrugas de lado (para prevenir o envelhecimento da pele).

Mas lembre-se de que para ter um corpo perfeito é preciso, acima de tudo, estar saudável. Mantendo uma dieta balanceada e praticando exercícios físicos regularmente você já está mais perto da conquista da beleza.

Indicação médica garante bons resultados

A promessa de ótimos resultados atrai uma grande quantidade de interessados em começar um tratamento com os nutricosméticos. Mas antes de investir em algum tipo de pílula, é fundamental contar com a prescrição e o acompanhamento de um médico. Procure um dermatologista ou nutricionista antes de iniciar um tratamento com nutricosméticos.

Os nutracêuticos podem ser comprados em farmácias sem a necessidade de receitas médicas. No entanto, os especialistas podem indicar os melhores produtos para atender às necessidades específicas de cada paciente, indicar a dosagem adequada, acompanhar o tratamento para garantir os resultados e certificar que a ingestão do suplemento não está causando qualquer efeito colateral ao paciente. Também é possível consultar um médico para administrar dois suplementos simultaneamente.

Além disso, existem algumas contraindicações: pacientes hipertensos, diabéticos, gestantes, lactantes, pessoas que apresentam problemas renais ou aqueles que são alérgicos a determinados compostos devem redobrar os cuidados na hora de escolher um nutricosmético.

O custo da tecnologia

Uma rápida pesquisa mostra que a beleza em frascos pode ter um custo bem alto. Na maioria das vezes, isso se deve à tecnologia empregada no desenvolvimento e produção dos nutricosméticos. Produtos importados ou fabricados por laboratórios de renome costumam pesar mais no bolso, pois contam com recursos avançados – mais um bom motivo para consultar um especialista.

Conheça alguns benefícios nutricosméticos

Para fortalecer cabelos e unhas

Unhas fracas e cabelos quebradiços precisam de vitamina H, ômega 3, vitaminas A, C e E, ácido fólico e ferro – substâncias presentes nos nutricosméticos. Todos esses nutrientes garantem fios resistentes e brilhantes, além de fortalecer e estimular o crescimento das unhas.

Para um bronzeado saudável e duradouro

Esses produtos agem reforçando as defesas do organismo e estimulando a produção de melanina – responsável pelo bronzeado. Para isso, doses extras de vitamina E e betacaroteno estão presentes na composição, oferecendo ações antienvelhecimento, antioxidante e antirradicais livres para um bronzeado saudável.

Para combater as gordurinhas e a celulite

Aliando os benefícios da cafeína com vitaminas (A, C e E) e minerais (magnésio, silício e selênio), esses nutricosméticos aceleram o metabolismo e, assim, promovem a queima de gorduras. Além disso, previnem a retenção de líquidos que formam a maior inimiga das mulheres: a celulite.

Para ficar linda de corpo inteiro

Os alimentos enriquecidos trazem diversos benefícios: estimulam a produção de colágeno, mantêm o corpo hidratado, garantem a elasticidade da pele, previnem o envelhecimento e muitos outros. São compostos de vitaminas, colágeno e aproveitam o melhor da ervas e frutas para fazer a beleza florescer.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: