Entre no clima do verão com autobronzeadores

28/09/2011 às 13:533 min de leitura

Quando chega o fim do inverno, é hora de encarar a realidade: toda aquela cor conquistada após muitas horas de exposição ao sol foi embora com o passar dos dias frios. E não são todas as mulheres que gostam de ver a pele branquinha ao se olhar no espelho.

Porém, todas já sabem que ficar muito tempo exposta à radiação solar para conseguir um belo bronzeado não é saudável. Ela acentua as manchas do corpo, acelera o aparecimento dos sinais do envelhecimento e ainda favorece o surgimento do câncer de pele. A boa notícia é que já existe uma alternativa mais saudável para quem quer pegar uma “corzinha”.

Os autobronzeadores mudam o tom da pele por meio de reação química, possibilitando um resultado bem próximo ao do bronzeado tradicional. Trata-se de uma espécie de tingimento para a pele, mas que não sai no banho nem com o suor. O produto só desaparece de acordo com a renovação e descamação cutâneas.

É possível encontrar versões em creme, loção, spray e toalhas úmidas. A composição não varia: o produto é sempre feito à base de dihidroxiacetona (DHA). Por isso, a escolha depende da sua preferência e da concentração da substância no autobronzeador. Afinal, quanto mais DHA ele tiver, mais eficaz ele será. No entanto, aquelas que possuem tons de pele mais claros não devem abusar do composto para não ficarem laranjadas.

A mesma ressalva vale para a frequência de uso: quanto mais vezes o produto for aplicado, mais acumulado ele ficará na pele, favorecendo o tom laranja. Por isso, no começo do processo, aplique o cosmético por dois ou três dias seguidos. Para a manutenção, é possível usá-lo apenas uma ou duas vezes na semana, dependendo da cor desejada.

Os benefícios dos autobronzeadores

Quando as primeiras versões dos autobronzeadores chegaram às lojas, muitas mulheres ficaram com receio de experimentar. Isso porque havia boatos de que eles manchavam a pele (principalmente das mais branquinhas), as roupas e eram difíceis de aplicar.

Porém, aos poucos eles foram conquistando espaço entre as consumidoras e, graças ao empenho da indústria de cosméticos, foram evoluindo. E as novas opções agregam ainda outros benefícios para quem usa.

Assim, já é possível escolher o tom do produto que mais se adéqua à pele. Outros, ainda mais tecnológicos, adaptam-se à cor da consumidora para possibilitar um bronzeado natural.

Há também alternativas que previnem o envelhecimento da pele, não causam acne e não mancham a roupa. Outros são compostos por vitamina A, vitamina E e antirradicais livres. Dessa forma, além de bronzear, eles hidratam e cuidam da pele.

Opções de autobronzeadores. Fonte: Divulgação

O segredo da aplicação

Para conquistar melhores resultados com o uso dos autobronzeadores, é fundamental saber aplicá-los corretamente. E o processo correto começa antes mesmo de passar o produto.

Durante o banho, faça uma boa esfoliação no corpo todo utilizando um esfoliante específico ou mesmo a esponja. As regiões mais ásperas, que costumam ficar mais escuras, como joelhos, cotovelos, pés, canelas e pescoço, devem receber atenção especial. Essa etapa é importante para eliminar as células mortas e suavizar a pele. Assim, o bronzeado será mais uniforme e livre de manchas.

O produto deve ser aplicado na pele limpa e completamente seca, para não escorrer. Passe um hidratante normal antes de começar, para que seja absorvido pelas regiões mais ressecadas do corpo, evitando a probabilidade de erros.

Comece aplicando o autobronzeador de baixo para cima, ou seja, dos pés em direção ao rosto, para que não ocorram dobras pelo corpo. Prefira passar várias camadas finas, espalhando até a absorção, em vez de pegar muito creme e comprometer os resultados. Os joelhos e cotovelos devem receber menos quantidade da loção.

As palmas das mãos não devem receber o produto, por isso, você pode usar luvas durante o processo ou então lavá-las bem quando terminar. No entanto, o dorso das mãos não deve ser esquecido e também deve ter um aspecto bronzeado.

No caso das costas, é preciso pedir ajuda. Mesmo as versões em spray precisam ser espalhadas correta e rapidamente para não manchar.

O ideal é usar o autobronzeador no corpo nu. Porém, quem quiser dar o efeito da marca do biquíni pode usar um conjunto velho, que possa ser manchado.

Por fim, depois de aplicar, é preciso esperar pelo menos 15 minutos antes de colocar as roupas. Outra dica para não prejudicar a fixação da cor é evitar fazer exercícios ou qualquer atividade que envolva suor e água nas três horas que sucederem a aplicação.

O produto manchou. E agora?

Se mesmo tomando todos os cuidados na aplicação, algumas partes do corpo ainda ficarem manchadas, não é preciso se preocupar. Em, no máximo, uma semana, as falhas tendem a desaparecer graças à renovação natural da pele. Mas existem algumas dicas para acelerar esse processo.

Outras opções do produtos. Fonte: Divulgação

Esfoliar a região com erro é uma alternativa que funciona. Outro truque é esfregar suavemente a área escura com uma toalha úmida.

Cuidados extras com o bronzeado

Para que a cor conquistada com os autobronzeadores dure mais tempo, experimente hidratar o corpo com um creme convencional duas vezes ao dia. Preferir banhos mais frios, que evitam o ressecamento da pele, também funciona.

A depilação está proibida na primeira semana de uso do produto. Afinal, junto com a cera são eliminadas as primeiras camadas da pele e, junto com elas, a cor vai embora.

No caso do rosto, é preciso suspender tratamentos que utilizam ácido, pois isso mancha o bronzeado. Após a aplicação do produto, você deve limpar as sobrancelhas com um cotonete, para garantir um visual natural.

A esfoliação do corpo não deve ser feita mais que duas vezes por semana, por mais que o autobronzeador seja aplicado com mais frequência. Isso é importante para não desgastar a pele.

É fundamental ressaltar, no entanto, que esses produtos não protegem você da ação do sol, a não que haja fator de proteção solar em sua composição. Por isso, principalmente as mais branquinhas devem continuar a investir em bloqueadores e evitar queimaduras na exposição solar.

Assim, sua pele estará bonita e bronzeada, de forma simples e saudável.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: