Artes/cultura
10/11/2011 às 15:05•3 min de leitura
Quando se fala em envelhecimento da pele, a primeira coisa que costuma vir à cabeça é o rosto, não é mesmo? Algumas pessoas ainda podem citar as mãos, já que essa área costuma sofrer com a exposição solar e apresentar manchas com facilidade.
Mas e quanto ao restante do corpo? A pele é o maior órgão do corpo humano e seu envelhecimento acontece de maneira gradual de acordo com a ação do tempo, do clima e dos hábitos de cada um. Por esse motivo, a indústria de cosméticos também está investindo em estudos avançados para desenvolver cremes e loções que nos ajudam a entrar na luta contra o tempo de corpo inteiro.
Os novos cremes anti-idade corporais, que se assemelham muito aos hidratantes ou esfoliantes tradicionais, agem através do aumento da produção de colágeno, proporcionando a renovação celular e promovendo a hidratação das camadas mais profundas da pele. Assim, além de ter os mesmos efeitos dos cremes comuns, os lançamentos ainda rejuvenescem, diminuem as rugas e dão firmeza à pele.
Rosto x corpo
Na hora de escolher o seu anti-idade corporal, é preciso estar atenta para adquirir o produto adequado. Certifique-se de que está levando um creme específico para o corpo, já que os ativos utilizados na formulação dos anti-idades para o corpo e para o rosto são bastante diferentes. Pelo mesmo motivo, não adianta aproveitar o seu creme facial para usar no corpo, o efeito não será o mesmo.
Procure ler as embalagens dos produtos com atenção e fique de olho nos ingredientes da fórmula. Cremes com retinoldeído promovem a renovação das células, já o ácido hialurônico auxilia na absorção de água e os antioxidantes, como a carnosina ou a vitamina C, previnem o envelhecimento.
Onde e como aplicar os anti-idade corporais?
Algumas partes do corpo sofrem mais com o envelhecimento e a perda da elasticidade – os braços, o colo, os seios e a parte interna das coxas são algumas das regiões que indicam mais rapidamente a ação do tempo através do aparecimento de rugas e da flacidez.
Nas áreas mais afetadas, a aplicação dos cremes deve ser intensificada. Os dermatologistas recomendam o uso dos anti-idades duas vezes por dia, preferencialmente após o banho, aplicando com movimentos circulares.
Na luta contra o sol
Todo mundo sabe que o sol é um dos grandes fatores que influenciam no envelhecimento. A exposição solar excessiva e desprotegida é nociva e ainda aumenta o risco de desencadear diversas doenças, como o câncer de pele.
Para aproveitar o sol ao máximo e afastar as chances de se prejudicar com os raios solares, o protetor sempre será a melhor saída. Por isso, é importante lembrar que os cremes anti-idade não possuem qualquer proteção contra o sol. Depois de aplicar o produto no corpo, é preciso passar também um protetor solar em todas as áreas que forem expostas – mãos, braços, colo e pernas não podem ficar desprotegidos.
As novidades em cremes anti-idade
Renew Ultimate Total Body Age Repair Cream, da Avon – 60 reais (215 g)
Fonte: Divulgação
O produto promete ajudar na hidratação, firmeza e elasticidade da pele do corpo todo. Em testes clínicos realizados com as consumidoras, elas relataram uma melhora na textura da pele em uma semana e redução das rugas finas após quatro semanas de uso. O creme é indicado para mulheres a partir dos 45 anos.
TimeWise Body Toning Lotion, da Mary Kay – 95 reais (236 mL)
Fonte: Divulgação
O produto é uma loção tonificadora enriquecida com extratos botânicos e antioxidantes, como extrato de açaí, café e chá verde. A fórmula fortalece a sustentação da pele, deixando-a firme e tencionada. Além disso, hidrata por 24 horas e minimiza os efeitos provocados pela exposição solar. Os resultados começam a aparecer após quatro semanas.
Neoderm Complex Anti-Aging Corporal, da Adcos – 146 reais (235 mL)
Fonte: Divulgação
O produto é rico em antioxidantes para prevenir o envelhecimento precoce da pele. Mas o grande diferencial desse creme é o combate à ceratose pilar – aquelas bolinhas que costumam aparecer na pele de regiões como os braços, coxas e bumbum.
Eluage Corps, da Avène – 190 reais (150 mL)
Fonte: Divulgação
O produto tem formulação inédita que recebeu diversos prêmios internacionais. A combinação de fragmentos de ácido hialurônico com retinaldeído potencializa a síntese de colágeno e elastina. O efeito é uma pele mais jovem, firme e hidratada. A adição de água termal ainda funciona como um ótimo calmante para a pele de todo corpo.
Sérum Corps Peau Neuve, da Clarins – 235 reais (200 mL)
Fonte: Divulgação
O produto aposta nos extratos botânicos para ajudar a eliminar as células mortas, estimular a produção de colágeno e, assim, diminuir as rugas e a flacidez. A hidratação contínua proporciona uma pele rejuvenescida, tonificada e com uma textura uniforme.