publicidade

Quais são os ingredientes exóticos dos cosméticos?

23/11/2011 às 14:103 min de leitura

A busca pela aparência perfeita pode ir além do uso do Botox e da cirurgia plástica. Quem quer eliminar os sinais do envelhecimento ou melhorar o aspecto do cabelo não economiza em cosméticos que prometem resolver as imperfeições. Porém, nem sempre conhecemos os compostos que proporcionam os benefícios ao organismo.

Poucas consumidoras sabem que o brilho dos fios pode vir do sêmen do touro ou que o muco da lesma é um poderoso ativo contra as rugas. Porém, cada vez mais empresas da indústria da beleza estão descobrindo os ingredientes vindos de animais e do ser humano que são capazes de renovar a aparência e, assim, apostam em composições exóticas para conquistar as mulheres.

E a lista dos compostos inusitados (e, às vezes, até mesmo nojentos) tende a aumentar. Por isso, confira aqueles que já são utilizados em cosméticos e quais estão presentes nas fórmulas dos produtos que você usa.

Venenos

O mesmo veneno que faz você temer as cobras pode estar ajudando a retardar os efeitos do envelhecimento em sua pele. Graças às substâncias paralisantes que possui, ele se tornou um ingrediente de produtos anti-idade. Marcas como Peter Thomas Roth e Sonya Dakar já incluíram o composto em suas fórmulas.

Entre as celebridades, há quem experimentou e aprovou o resultado, como a atriz Gwyneth Paltrow.

A toxina usada como defesa pelas abelhas também é eficaz para combater os efeitos do passar dos anos. Na Inglaterra, inclusive, algumas clínicas estão usando esse veneno como uma alternativa orgânica ao Botox.

Sêmen de touro

Conhecido por dar um banho de brilho aos cabelos, o sêmen de touro é utilizado em tratamentos que visam a hidratar e revigorar os fios. Os benefícios são possíveis por ele ser rico em proteínas. Em Londres, os procedimentos capilares que usam o componente podem custar até 100 dólares.

Muco de lesma

Aquele muco que as lesmas deixam para trás ao passar, despertando o nojo de muitas pessoas, também tem feito sucesso em produtos de beleza. Pesquisas comprovam que ele possui propriedades regenerativas e, por isso, é capaz de amenizar as linhas de expressão do rosto e melhorar a elasticidade da pele. Ele também pode ser utilizado para remover cicatrizes, estrias e suavizar as marcas da acne.

Produtos da marca Michael Todd possuem o composto, que ainda pode ser comprado em alguns salões internacionais por, aproximadamente, 350 reais.

Vômito de baleia

A indústria de perfumes também descobriu os ativos poderosos das secreções dos animais. O âmbar cinza produzido no intestino das baleias e eliminado por meio do vômito é um poderoso fixador de perfumes. Quando fresco, seu aroma é de excremento, mas após secar, a fragrância torna-se doce e terrosa.

Muitas marcas, porém, têm apostado no uso da versão sintética da substância, que é mais fácil de ser obtida e não prejudica a biodiversidade.

Glândula de gatos

Uma glândula presente no bumbum dos gatos é outro ingrediente exótico que vem sendo utilizado em perfumes. Para descobrir se a sua fragrância preferida possui o composto, confira se há civetone ou civet na composição.

Óleo de emas e minks

A gordura que vem da parte interna da pele das emas e minks tem sido usada como emoliente para cosméticos de diferentes utilidades. Entre eles estão cremes de barbear, protetores solares e sprays para cabelos.

Besouro Cochonilla

A cor vermelha de muitos batons que estiveram em alta no inverno pode ter vindo do corante extraído do besouro Cochonilla. Considerado uma praga por agricultores do mundo todo, ele é criado para que, depois de seco e esmagado, torne-se a pasta vermelha que tinge alimentos, cosméticos, maquiagens e roupas.

Batizado de corante Carmin, ele está presente principalmente em batons, blushes e tinturas de cabelo.

Carcaças de animais

Carcaças de animais atropelados, usados em laboratório ou mortos pela carrocinha também possuem utilidade na indústria da beleza. A gordura presente nos resíduos faz parte da composição de vários cosméticos, por conter ativos benéficos à pele.

Medula óssea de frango

Nem mesmo as menores partes presentes nos animais foram esquecidas pelos pesquisadores. No caso dos frangos, foi constatado que a medula óssea é um poderoso anti-inflamatório. Assim, ela passou a fazer parte da composição de hidratantes e cremes para o rosto mais concentrados.

Fezes de rouxinol

É difícil imaginar que um dos tratamentos para a face mais caro do mundo tenha como principal ativo as fezes do rouxinol. No entanto, clínicas japonesas e salões de Londres oferecem máscaras com o composto que clareiam a pele e podem remover as impurezas em profundidade.

Além disso, o ingrediente também tem ação bactericida e esfoliante. Cada sessão pode custar até 355 reais.

Placenta

Pesquisadores descobriram que a placenta humana e de animais também pode ser um ingrediente benéfico para os cosméticos. Por ser rica em proteínas e em hormônios que fazem bem para a pele e o cabelo, vários fabricantes estão utilizando o composto em cremes para estimular o crescimento de tecidos e suavizar rugas.

A marca americana Hask tem adicionado a placenta de ovelha em seus produtos. No entanto, alguns especialistas alertam para o uso, que deve ser proibido para mulheres grávidas, pois pode levar o bebê a entrar na puberdade precocemente.

Pele do prepúcio do bebê

Em alguns países, é comum que os bebês passem por cirurgias de circuncisão. E a pele retirada chamou a atenção dos pesquisadores por ser fonte de colágeno, fibra indispensável nos tratamentos anti-idade. Nos Estados Unidos, a Skinmedica e a Vavelta têm utilizado o ingrediente em seus cosméticos.

Leite materno

O leite materno também não ficou de fora da lista de ingredientes exóticos. Por fazer bem
à pele, o ativo têm sido adicionado à composição de sabonetes. Em alguns estados norte-americanos, no entanto, a utilização do líquido foi proibida.

Simeticona

O mesmo ativo presente em medicamentos indicados para combater os gases também está presente em produtos para o tratamento dos cabelos. A simeticona pode ser encontrada principalmente em condicionadores e auxilia no combate ao frizz.

Dinamite

O diatomáceo natural, um dos principais componentes da dinamite, pode ser encontrado também em cosméticos. Esses não têm características explosivas, mas sim excelentes propriedades abrasivas que compõem esfoliantes, pasta de dentes e desodorantes.

Algas mortas

Apesar de estarem mortas, as algas não precisam ser descartadas. Elas podem ser utilizadas em produtos para limpeza da face, redução da acne e esfoliantes corporais. E os cosméticos com o ingrediente possuem a vantagem do baixo custo. Há versões disponíveis por até 5 dólares.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: