Dos contos de fadas para o cinema

10/04/2012 às 12:344 min de leitura

Foto do filme Espelho, Espelho Meu. Fonte: Divulgação

Aqueles contos de fadas que você ouviu quando era criança prometem não ficar esquecidos na infância. Os grandes estúdios de Hollywood têm demonstrado um interesse constante em transformar as histórias com finais felizes das animações em produções milionárias.

Nesse contexto, as princesas, rainhas e vilãs da Disney ganham vida com atrizes consagradas, como Julia Roberts, Angelina Jolie, Charlize Theron e Emma Watson. Os roteiros, no entanto, nem sempre seguem a história original ao pé da letra: é possível encontrar versões que focam no humor, enquanto outras são mais sombrias e revelam o ponto de vista do lado do inimigo.

Se os vestidos das princesas nas animações da Disney já encantavam, nos filmes da realidade o figurino torna-se ainda mais glamoroso.

Confira as adaptações mais famosas que surgiram nos últimos anos, além de outras que ainda serão lançadas, e prepare a pipoca.

Branca de Neve

A história da Branca de Neve realmente conquistou os produtores hollywoodianos. Tanto que, apenas neste ano, o conto de fadas inspira dois lançamentos: "Espelho, Espelho Meu" e "Branca de Neve e o Caçador".

O primeiro ("Mirror Mirror", título original) já está em cartaz e adiciona uma boa pitada de humor à versão tradicional. Lily Collens é a protagonista do longa, que contracena com Julia Roberts, que vive a Rainha Má. Além de apostar em um lado humorístico, a história dos Irmãos Grimm ganha uma princesa que deixa a fragilidade de lado para lutar pelo homem que ama; já que no enredo, o príncipe é seduzido pela vilã.

A direção é de Tarsem Singh e o figurino é assinado por Eiko Ishioka, sendo o último trabalho da artista japonesa que faleceu neste ano.

Em contrapartida, "Branca de Neve e o Caçador" ("Snow White and the Huntsman") é mais sombrio e tem um apelo adulto. No filme, Kristen Stewart (a Bella da saga Crepúsculo) vive a Branca de Neve, mas assim como em "Espelho, Espelho Meu", em uma versão mais corajosa. Tanto que as cenas de ação protagonizadas pela atriz lhe renderam o rompimento de um ligamento em outubro de 2011, o que atrasou as gravações.

A Rainha Ravenna é interpretada por Charlize Theron, que segue a trama do conto da animação da Disney, em que a vilã encomenda a morte da enteada a um caçador. O plano, no entanto, começa a fracassar quando o homem se torna aliado da menina.

Segundo o IMDB, a direção é de Rupert Sander. A estimativa é de que a produção da Universal Picture tenha custado algo em torno dos 70 milhões de dólares. O filme chega aos cinemas brasileiros no dia 1º de junho.

A Bela Adormecida

Angelina Jolie será Maleficent. Fonte: Getty Images/Divulgação

O conto de fadas da princesa Aurora também vai estrear nas telonas. Mas na versão da roteirista Linda Woolverton, a história será contada do ponto de vista da vilã, Malévola. Não é à toa que, segundo o IMDB, o título do longa será "Maleficent", com direção de Robert Stromberg.

A protagonista será interpretada por ninguém menos que Angelina Jolie, com direito a figurino com os mesmos chifres que a personagem tem na animação. O restante do elenco ainda não foi confirmado, já que o filme ainda está em fase de pré-produção. Porém, as informações do IMDB revelam que há rumores de que Elle Fanning será a Aurora, enquanto Jude Law é cotado para o papel de príncipe.

Quem ficou animado com a história, no entanto, vai ter que esperar um pouco, pois o cronograma de filmagens ainda não foi divulgado pela Disney.

A Bela e a Fera

Emma Watson vai interpretar a Bela. Fonte: Getty Images/Divulgação

Com Emma Watson no papel de Bela, o conto de fadas da princesa que se apaixona pela Fera deve chegar aos cinemas em 2013. Segundo o site Coming Soon, o diretor Guilhermo Del Toro (de "O Labirinto do Fauno") será o responsável pelo filme "Beast".

O roteiro terá assinatura de Andrew Davies, que fez "O Diário de Bridget Jones". A má notícia é que, assim como "Maleficent", ainda não há previsão para o começo das filmagens na Warner Bros.

Vale ressaltar, no entanto, que a previsão é de que o filme seja um sucesso, pelo apelo da história. Recentemente, a animação da Disney de 1991 foi lançada em versão 3D e quebrou recordes de bilheterias, arrecadando mais de 380 milhões de dólares em todo mundo.

E com a presença de Emma Watson, conhecida do público pela saga de Harry Potter, o conto deve agradar a um grande público.

Chapeuzinho Vermelho

A história famosa da garotinha que levava uma cesta de mantimentos para a sua avó quando se perdeu na floresta, correndo o risco de ser devorada pelo lobo, também ganhou uma versão para o cinema. Porém, "A Garota da Capa Vermelha" em pouco lembra o antigo conto.

A protagonista é vivida por Amanda Seyfried, que retrata a jovem Valerie. Ela vive em um vilarejo aterrorizado por um lobisomem, na época da Idade Média. Em meio aos perigos que rondam o local, o filme ainda conta com um triângulo amoroso entre a garota, o homem que ela ama e o noivo escolhido por sua família.

O filme, dirigido por Catherine Harwicke (a mesma de Crepúsculo) é voltado ao público adolescente e é apenas inspirado na história de Chapeuzinho. Segundo o IMDB, a produção da Warner Bros. custou aproximadamente 42 milhões de dólares e foi lançado em abril de 2011.

As vozes por trás das animações

Fonte: Reprodução/Tumblr The Disney Princess

Não são apenas nas grandes produções de Hollywood que nomes famosos interpretam as princesas e vilãs dos contos de fada. Nas animações, muitas emprestam sua voz para os personagens, criando uma identidade junto ao público.

O tumblr The Disney Princess divulgou quais atrizes já interpretaram as mocinhas ao longo dos anos, mesmo sem aparecer no vídeo. Adriana Caselotti foi a Branca de Neve; Ilene Woods, a Cinderela; Mary Costa, a Aurora; Jodi Benson, a Ariel; Paige O’Hara, a Bela; e Linda Larkin, a Jasmine.

Entre as animações mais recentes se destacam Pocahontas, com a voz de Irene Bedard; Mulan, interpretada por Ming-Na; Tiana, com Anika Noni Rose; e Rapuzel, com Mandy Moore.

Princesas para o futuro

Alexis Bledel como Ariel. Fonte: Reprodução/Tumblr Sara's Scrapbook

Ao que parece, as apaixonadas por contos de fadas não se cansam de conferir as novas produções lançadas com base nas histórias. Pensando nelas, o tumblr Sara's Scrapbook fez uma previsão de quais atrizes combinam mais com os futuros roteiros que podem chegar aos cinemas.

Entre as sugestões estão Alexis Bledel (da série Gilmore Girls) como Ariel, Vanessa Hudgens (High School Musical) como Jasmine, a cantora Taylor Swift como a Cinderela e Emma Stone para viver a Tinker Bell.

Se você gostou das ideias, pode conferir mais algumas que o tumblr sugere na galeria:

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: