Saiba como reduzir o inchaço dos olhos

04/05/2012 às 09:204 min de leitura

Fonte: Thinkstock

É bastante comum acordarmos e, na hora de encarar o espelho pela manhã, a primeira coisa que vemos são olhos inchados acompanhados de pequenas bolsas. Esse efeito desagradável é o grande responsável por deixar o rosto com um aspecto de cansaço e desânimo.

O inchaço dos olhos tem inúmeras causas, assim como tem diversas maneiras de ser combatido. Desde truques simples que podem ser feitos em casa até procedimentos de estética facial para casos mais sérios, a tarefa de amenizar as bolsas nos olhos pode ser simples e eficiente.

Então conheça um pouco mais sobre o problema e veja como é fácil acordar todos os dias com uma aparência saudável sem fazer muito esforço.

As causas do problema

A região dos olhos é uma área bastante sensível do corpo por ter uma pele fina e ser irrigada por muitos vasos sanguíneos. Por esse motivo, reage facilmente a irritações, corpos estranhos e alergias com inchaços e vermelhidões.

Essas ocorrências costumam causar o aumento da circulação sanguínea ou a retenção de líquidos, o que dá origens às temidas bolsas sob os olhos. A retenção de líquidos também pode estar associada à ingestão de alguns medicamentos, variações hormonais durante o período menstrual ou gravidez.

Fonte: Thinkstock

De acordo com a dermatologista Juliana Muggiati Sípoli, pós-graduada em Cirurgia Dermatológica pela Universidade Federal de São Paulo e integrante do corpo clínico da Cepelle, em Curitiba, “as causas mais comuns do inchaço nos olhos são cansaço, privação ou excesso de sono, tabagismo e predisposição genética”.

No entanto, a dermatologista também ressalta que o incômodo pode ser causado por dermatites de contato (a partir de maquiagens e cremes) ou por alergias, como conjuntivite alérgica e atopia, por exemplo.

Em geral, esses problemas causam incômodos que podem ser facilmente resolvidos com algumas soluções simples. Contudo, casos de inchaço persistente ou acompanhados de dores e desconfortos intensos devem ser prontamente analisados por um especialista.

Os fatores que agravam o inchaço

Ao analisarmos as causas mais comuns de inchaço dos olhos, vemos que a simples mudança de alguns hábitos é suficiente para amenizar o problema de maneira bastante eficaz.

Fonte: Thinkstock

Ajustar as horas de sono é um passo importante para a saúde dos olhos. Dormir exatamente a quantidade de horas recomendadas pelos médicos pode fazer milagres pelo seu corpo. É importante lembrar que essas horas de sono estão diretamente associadas à qualidade – noites mal dormidas também podem ser prejudiciais ao organismo. Dormir adequadamente ainda contribui para a diminuição do cansaço e do esgotamento físico, que muitas vezes se traduzem em inchaços na área dos olhos.

A dermatologista Juliana Muggiati Sípoli lembra que, para evitar a retenção excessiva de líquidos no organismo, é fundamental reduzir o consumo de sal. Uma dieta com baixa ingestão de sódio evita os inchaços e tem a vantagem de ser muito mais saudável.

Também é preciso tomar cuidados específicos com a aplicação e a remoção de maquiagem. A dermatologista comenta que o uso excessivo de produtos químicos para remoção da maquiagem é uma das causas que podem agravar o inchaço dos olhos. Os cuidados ainda se estendem para os pincéis de maquiagem, que devem ser periodicamente higienizados para prevenir o surgimento de bactérias que podem causar sérios danos aos olhos.

Receitas simples e práticas

No dia em que você acordar com os olhos inchados ou chegar em casa depois de um longo dia de trabalho e se deparar com uma aparência cansada, saiba que existem maneiras simples para acalmar a área dos olhos e eliminar o inchaço.

Entre elas, a dermatologista Juliana Muggiati Sípoli recomenda o resfriamento da região. Para isso, você pode fazer compressas frias, que agem na área dos olhos com um efeito vasoconstritor, diminuindo consideravelmente o edema. O chá de camomila também pode ser usado por seu efeito calmante e sua ação vasoconstritora. A bebida gelada ou o próprio saquinho de ervas resfriado pode ser colocado sobre a pele para suavizar o problema.

Fonte: Thinkstock

No entanto, aquelas receitinhas famosas feitas com rodelas de pepino, batata e outros tipos de alimento devem ser evitadas. A Dra. Juliana avisa: “deve-se evitar a aplicação de alimentos ou produtos de origem desconhecida sobre a área dos olhos, pois pode haver irritação por se tratar de uma área muito sensível e delicada”.

A dermatologista ainda chama a atenção para outro erro comum na hora de buscar diminuir o inchaço da área dos olhos: a aplicação de gelo diretamente sobre a pele pode causar queimaduras. “Prefira usar água, soro fisiológico ou chá de camomila gelado embebidos em algodão ou gaze”, recomenda a especialista.

Tratamentos estéticos

Fonte: Thinkstock

De acordo com a Dra. Juliana Muggiati Sípoli, os casos mais graves de inchaço na região dos olhos costumam ser de origem genética e surgem através da formação de bolsas de gordura sob a pele. Nessas situações pode existir a indicação para a cirurgia plástica, chamada de blefaroplastia. “Peelings e lasers têm indicação para os casos em que há associação com hiperpigmentação e devem sempre ser realizados pelo dermatologista”, completa a especialista.

Maria Edith Ferreira da Conceição, Tecnóloga em Estética formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, também indica a drenagem linfática facial para ajudar a eliminar o acúmulo de líquido na região dos olhos. A esteticista recomenda que as sessões sejam realizadas três vezes por semana, sendo que após dez sessões já é possível notar a melhora do aspecto do rosto.

Mesmo depois de fazer os procedimentos estéticos, a esteticista Maria Edith lembra que é preciso manter uma rotina saudável após o tratamento para manter os bons resultados. Isso inclui ingerir pouco sal, dormir adequadamente, manter a hidratação em dia, preferir alimentos saudáveis e evitar o álcool e o cigarro.

Cremes para a área dos olhos

Em geral, usamos hidratantes, óleos, cremes e mais uma infinidade de produtos em diversas partes do corpo. Contudo, dificilmente nos lembramos de que também existem produtos específicos para beneficiar a área dos olhos.

A região é pequena, mas como já sabemos, seu aspecto pode contribuir bastante para uma aparência jovial ou para denunciar um semblante de cansaço. Então é importante investir nos cuidados com essa parte do corpo. E vale lembrar a recomendação da dermatologista Juliana Muggiati Sípoli: “Existem vários cremes específicos disponíveis no mercado, mas é recomendável passar pela avaliação de um dermatologista antes para que ele indique o creme mais recomendado para cada paciente”.

Sendo assim, conheça alguns produtos desenvolvidos para combater o inchaço nos olhos e consulte um especialista para avaliar qual é a melhor opção para você.

All About Eyes Serum, da Clinique – 169 reais (15 mL)

Fonte: Divulgação/sacks.com.br

O produto é um rollerball que confere um efeito refrescante quando aplicado. Ao deslizar a ponteira sobre os olhos, ela proporciona uma massagem hidratante que contribui para a redução de inchaços, ameniza as olheiras e ilumina a região. Os agentes presentes na fórmula são cafeína, antioxidantes e ativos botânicos calmantes.

Revitalift Roll On Olhos, da L’Oréal – 46 reais (15 mL)

Fonte: Divulgação/sacks.com.br

O produto também aproveita os benefícios da cafeína para estimular a circulação sanguínea da área dos olhos e proporcionar uma melhora gradativa do aspecto de cansaço causado pelas olheiras e inchaços. A fórmula tem efeito calmante e hidratante. Ainda, o aplicador roll-on metálico massageia as pálpebras, trazendo uma sensação refrescante e relaxante. Recomenda-se o uso diário do produto para obter melhores resultados.

Hydraphase Yeux, da La Roche-Posay – 78,90 reais (15 mL)

Fonte: Divulgação/epocacosmeticos.com.br

O produto investe pesado na hidratação da área dos olhos para recuperar o aspecto jovial e iluminado da região. Sua fórmula contém hialuronato de sódio, cafeína, glicerina e água termal para hidratar a pele, descongestionar a área, minimizar os inchaços e reduzir as rugas causadas pela desidratação. Diferentemente dos outros produtos, este deve ser aplicado duas vezes ao dia, sendo massageado delicadamente até que a pele absorva completamente o gel.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: