Botox: saiba sobre alguns perigos antes de aderir

18/06/2013 às 14:153 min de leitura

Crédito: Shutterstock

Os anos vão passando e vamos implicando com algumas ruguinhas ou vincos que insistem em prejudicar o visual. Pela genética ou mesmo pelo excesso de sol, combinadas aos movimentos repetitivos dos músculos, muitas delas não são resolvidas com cremes ou peelings, exigindo um tratamento mais profundo para serem resolvidas.

Nessas horas, muitas mulheres recorrem ao uso do botox, que “congela” os músculos, fazendo com que as expressões que geralmente causam as rugas não consigam ser feitas. Dessa forma, a pele ganha um aspecto mais liso. Entretanto, vale mesmo a pena fazer as aplicações? Confira abaixo alguns perigos e dúvidas que foram esclarecidos por médicos no site iVillage:

As aplicações podem não resolver o que você deseja

Muitas pessoas confundem o efeito do botox com outros tratamentos injetáveis que combatem a idade, como o preenchimento com colágeno ou ácido hialurônico. “O único benefício da toxina botulínica é deixar o músculo mais fraco por um período de 3 a 4 meses. Ele não preenche linhas, apenas torna mais difícil a contração muscular que as cria", explica o dermatologista Dr. Misbah Khan, de Nova York.

Portanto, para rugas ao redor da boca, por exemplo, o especialista afirma que o botox não tem efeito. Para isso, é necessário outro tratamento com preenchimento para suavizá-las.

Há um mercado negro do botox

Desconfie de lugares que dizem aplicar botox por um preço muito barato, como aqueles oferecidos por sites de descontos. "Não busque a opção mais em conta e sim a de melhor qualidade. Certifique-se de que você sabe o que vai ser aplicado em seu rosto. Se for muito barato, é possível que o produto tenha sido adquirido no mercado negro ou está vencido", adverte o Dr. Khan.

Você pode ter uma reação alérgica

O botox é derivado da mesma bactéria do botulismo e, mesmo que você absolutamente não possa pegar botulismo no tratamento, há uma pequena chance de ter uma reação alérgica a conservantes e ingredientes utilizados. “Algumas reações que foram relatadas incluem coceira, prurido, equimoses, sintomas de asma ou sensação de desmaio", diz o médico norte-americano Dr. Dennis Gross. Portanto, sempre escolha uma clínica e médicos com referências.

Crédito: Shutterstock

Uma pessoa que aplica não qualificada pode deixá-la torta

“Se o Botox é injetado errado em qualquer parte do seu rosto, você pode ter uma aparência desigual. Basta lembrar que há uma arte envolvida na técnica, por isso verifique se o seu médico é altamente experiente e qualificado em administrá-lo”, diz o Dr. Gross

Exagero pode ser prejudicial

“A inclinação das sobrancelhas pode acontecer se muito é injetado muito produto em um só lugar", diz o Dr. Khan. E se você já estiver usando o botox, o excesso de aplicação pode torná-lo pior. "O uso excessivo de botox pode causar deixar os músculos tão fracos que não pode suportar os outros tecidos. Dessa forma, os resultados podem parecer artificiais e ainda serem dolorosos”, afirma o especialista.

Esconder condições de saúde pode ser perigoso

Como em qualquer outro procedimento, você deve sempre revelar seu histórico médico completo antes de se sentar na cadeira para a aplicação do botox. "Certifique-se de informar ao seu médico se você tem algum problema muscular ou do sistema nervoso, pois você pode ter um risco aumentado de efeitos colaterais graves, incluindo dificuldade em engolir e/ou respirar", adverte Dr. Gross. "Além disso, informe sobre quaisquer planos de cirurgia, fraqueza dos músculos da testa, injeções recentes ou medicamentos que você está tomando", complementa.

Os resultados não são imediatos

"Demora cerca de três a sete dias para aparecer o efeito completo e os resultados vão durar cerca de quatro meses", diz o Dr. Gross. Pacientes que já têm linhas mais pronunciadas podem ver os benefícios em um pouco mais de tempo: “Leva alguns dias para ver os resultados e um total de duas semanas para ver os efeitos totais", explica o Dr. Khan.

Botox não é indolor

Apesar de a aplicação não ser particularmente dolorosa para a maioria dos pacientes, uma vez que existem agulhas envolvidas, você não pode esperar sentir absolutamente nada quando a substância é injetada. "Durante o procedimento, você pode sentir uma ligeira picada da agulha. Existem cremes anestésicos disponíveis em formas tópicas para amenizar o incômodo", diz o Dr. Gross. Alguns médicos também utilizam gelo para suavizar a dor.

Aspirina e óleo de peixe não devem ser usados antes da aplicação

"Nós dizemos a nossos pacientes para parar de usar aspirina até uma semana antes de um tratamento, porque ela tem ação anticoagulante do sangue, o que pode causar hematomas", adverte Dr. Gross. "Além disso, nós também recomendamos parar de usar óleo de peixe com uma semana de antecedência, porque eles também promovem hematomas pelo mesmo motivo de afinamento do sangue que o ácido acetilsalicílico causa”.

Não se deve abaixar ou balançar a cabeça após a aplicação

"É importante não abaixar a cabeça por duas horas após o procedimento, nem fazer exercícios, yoga, secar o cabelo e nem cochilar”, afirma o especialista.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: