Sabia que os bonobos podem ser mais próximos dos humanos que os chimpanzés?

03/05/2017 às 11:422 min de leitura

Você já deve ter ouvido inúmeras vezes que, cientificamente falando, os chimpanzés são os “parentes” mais próximos dos humanos, certo? Conforme explicamos em uma matéria anterior aqui do Mega Curioso, tanto eles como nós — incluindo os nossos antepassados extintos, os gorilas, os orangotangos e os bonobos — evoluímos a partir de um ancestral comum que viveu há 14 milhões de anos e hoje compomos a família taxonômica dos Hominídeos.

Só que, de acordo com Josh Davis, do site IFLScience!, apesar de os chimpanzés levarem a fama de ser os primatas mais próximos dos humanos, um estudo recente apontou que, na verdade, para entender melhor a nossa evolução, talvez nós devêssemos olhar para os bonobos — que parecem ser os símios que mais se aproximam anatomicamente do ancestral comum que deu origem a todos nós.

Nova análise

Segundo Josh, os cientistas acreditam que a linhagem dos humanos se separou da dos chimpanzés e bonobos há cerca de 8 milhões de anos, e que essas duas espécies de primatas, por sua vez, se separaram perto de 2 milhões de anos atrás.

Bonobo sendo fofo

O interessante é que, embora os chimpanzés e os bonobos ocupassem regiões geograficamente próximas — eles, basicamente, ficaram divididos pelo Rio Congo —, depois da separação das espécies, conforme esses primatas continuaram evoluindo, eles foram desenvolvendo características diferentes.

Pois os pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Paleobiologia Humana da Universidade George Washington estavam interessados justamente em descobrir como os chimpanzés se distinguiam anatomicamente dos bonobos e em como essas diferenças se comparavam aos humanos.

Então, após concluir a mais detalhada análise da anatomia das três espécies de primatas — humanos, chimpanzés e bonobos —, os cientistas descobriram que a anatomia dos bonobos foi a que menos mudou ao longo dos milênios. Em outras palavras, isso significa que eles seriam os representantes mais próximos daquele ancestral comum que viveu há milhões de anos e, portanto, os bonobos, e não os chimpanzés, seriam um melhor modelo para estudarmos a nossa própria evolução.

Parecidos, mas nem tanto

Apesar de chimpanzés e bonobos serem visualmente superparecidos, anatomicamente falando, existem várias diferenças entre eles. E a análise conduzida pelos pesquisadores revelou que a musculatura dos bonobos é mais primitiva do que a dos chimpanzés — que parece ter sofrido mais mudanças ao longo de sua evolução. Já os músculos dos bonobos passaram por menos alterações e não só são mais parecidos com os dos humanos, como têm funções semelhantes.

Semelhanças

O estudo conduzido pelos cientistas também revelou outra coisa importante: um mosaico evolutivo no qual algumas características parecem ser compartilhadas entre humanos e bonobos, humanos e chimpanzés e entre chimpanzés e bonobos. Pois ele corresponde a um mosaico molecular observado anteriormente em análises de DNA dos três primatas, e os pesquisadores acreditam que, uma vez consigamos entender de onde, exatamente, evoluímos como espécie, nós sejamos capazes de compreender melhor várias questões relacionadas à saúde humana.

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: