Descoberta de ânus em geleias-do-mar pode alterar a Teoria da Evolução
57
Compartilhamentos

Descoberta de ânus em geleias-do-mar pode alterar a Teoria da Evolução

Último Vídeo

Durante milhões de anos, os seres vivos que habitaram a Terra não possuíam ânus – o buraco de entrada de alimentos e a saída dos dejetos era o mesmo. Há 540 milhões de anos, o “forévis” apareceu e fez com que inúmeros pudessem se desenvolver a partir disso: de minhocas a cachorros, de galinhas a nós, seres humanos.

Mas por que é tão importante estudar a origem do orifício anal? Alguns animais, hoje em dia, permanecem tendo apenas um buraquinho para fazer tudo. É o caso das anêmonas ou das esponjas-do-mar, por exemplo. Eles precisam primeiro digerir o que comeram, depois defecar e só então podem se alimentar de novo – algo que mudou com o surgimento do ânus.

Esponjas-do-mar não possuem ânus

Ao menos era nessa a teoria que os evolucionistas sempre acreditaram. Acontece que uma espécie de ctenóforo está derrubando essa visão. A geleia-do-mar é um bichinho pra lá de fofinho que, por sinal, também não possui um orifício anal para chamar de seu... Ou melhor, talvez possua, mas a gente não sabia até agora.

Teoria derrubada

Para começo de conversa, é importante saber que as geleias-do-mar são animais bastante translúcidos. Uma nova técnica de filmagem conseguiu tirar proveito dessa característica, transformando o alimento desses animais em partículas iridescentes, ou seja, capazes de emitir uma luminosidade que permitia acompanhar a comida dentro do corpo das geleias-do-mar.

Qual não foi a surpresa dos cientistas quando vídeos mais recentes mostraram algumas partículas desses alimentos saindo do corpo das geleias-do-mar através de poros que parecem funcionar como um esfíncter! Ou seja: por mais que elas expilam os dejetos pela boca, elas também possuem uma espécie de ânus. Agora os cientistas querem entender como isso se encaixa na evolução das espécies, visto que esses animais podem ser o ancestral mais antigo de todos os outros animais do planeta.

Estudos com geleias-do-mar devem alterar o que se sabe sobre a evolução das espécies

***

Você sabia que a evolução das espécies pode ser estudada através do surgimento do ânus? Comente no Fórum do Mega Curioso

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.