publicidade

Cientistas pretendem pesar os oceanos

20/09/2012 às 10:101 min de leitura

(Fonte da imagem: Thinkstock)

De acordo com o site Planet Earth Online, um grupo de pesquisadores do Centro Nacional de Oceanografia da Inglaterra pretende determinar qual é o peso dos oceanos para poder criar um modelo preciso sobre a variação do nível das águas.

Segundo os oceanógrafos, o nível dos mares varia sazonalmente. Assim, durante o inverno, o nível dos oceanos diminui devido ao congelamento e à evaporação, fazendo com que as águas sejam “levadas” aos continentes na forma de neve e chuva. Por outro lado, no verão cerca de 6 trilhões de toneladas de água provenientes do degelo são despejadas de volta aos mares, fazendo com que o nível global chegue a subir quase dois centímetros.

Balança oceânica

Contudo, para poder determinar com precisão quanto o nível dos oceanos realmente está aumentando, os oceanógrafos querem descobrir qual é a quantidade de água que acaba não voltando aos mares através do ciclo sazonal. E, para isso, eles precisam saber qual é o peso dos oceanos para que seja possível acompanhar as variações.

Os oceanógrafos acreditam que realizar medições precisas sobre as variações de pressão em um único ponto pode indicar qual é a massa total dos oceanos. Para isso, eles pretendem desenvolver um dispositivo que meça a pressão em frações de milímetros enquanto essa “balança” se encontra sob alguns quilômetros de profundidade, o que será um desafio e tanto graças às complicadas condições às quais o mecanismo será submetido.

Entretanto, caso alguém decida projetar a tal balança, os oceanógrafos já sabem exatamente o local no qual ela será lançada: uma área central do Pacífico, em que é possível encontrar as águas profundas mais tranquilas do planeta e onde o instrumento correrá menos riscos de registrar perturbações na água.

Fonte: Planet Earth Online

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: