Sabe o que é esse pontinho azul descoberto em Marte?
1.352
Compartilhamentos

Sabe o que é esse pontinho azul descoberto em Marte?

Último Vídeo

Você conseguiu ver um pontinho azulado na imagem acima? Se não conseguiu, você pode dar uma olhadinha melhor na foto a seguir, mais detalhada. Mas, caso você não faça ideia do que a cena mostra, ela foi registrada pela sonda espacial da NASA MRO (de Mars Reconnaissance Orbiter) sobre uma montanha de Marte chamada Monte Sharp que situada no centro da cratera Gale, e a coisinha azul não é nenhuma nave alienígena, mas o explorador Curiosity — que se encontra no Planeta Vermelho desde meados de 2012. Veja a imagem novamente:

NASA/JPL-Caltech/Universidade do Arizona

De acordo com a agência espacial norte-americana, a MRO clicou o explorador — que, só para que você tenha uma melhor noção de perspectiva, tem o tamanho aproximado de um carro — no início do mês enquanto ele circulava pela imensa montanha. O Monte Sharp tem cerca de 5,5 quilômetros de altura a partir do leito da cratera que, por sua vez, mede 150 km de diâmetro e foi formada entre 3,5 e 3,8 bilhões de anos atrás.

Pontinho azul

Segundo a NASA, a imagem foi registrada dia 5 de junho pela poderosa câmera HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment) da sonda espacial, e as cores das rochas e areia foram editadas de forma a permitir que diferentes materiais presentes na superfície de Marte possam ser observados mais facilmente. Sendo assim, é por essa razão que o explorador Curitosity aparece como um pontinho azul na cena, quando, na verdade, ele não é dessa cor.

NASA/JPL-Caltech/MSSS

Mais precisamente, as observações realizadas pelos instrumentos da MRO são capturadas na faixa do infravermelho, do azul esverdeado e do vermelho — já que esses tons ajudam os cientistas a identificar estruturas presentes no acidentado terreno marciano. Isso significa que as cores da imagem são bem diferentes do que as que nós veríamos se viajássemos até Marte.

Ainda segundo a NASA, o registro foi capturado quando o rover se encontrava a caminho de uma área mais alta no interior da cratera para examinar afloramentos de hematita após investigar dunas de areia ativas que existem na porção mais baixa do Monte Sharp. Na verdade, todos os anos, a MRO captura algumas imagens do explorador para monitorar suas andanças pelo Planeta Vermelho, e este último registro foi obtido dois meses antes do Curiosity completar cinco anos de explorações em Marte.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.