Sunjammer: a maior vela solar já produzida deve chegar ao espaço em 2014
01
Compartilhamento

Sunjammer: a maior vela solar já produzida deve chegar ao espaço em 2014

Último Vídeo

(Fonte da imagem: Reprodução/Space.com)

De acordo com a NASA, 2014 será o ano em que a maior vela solar já produzida alcançará o espaço sideral. Com lados medindo 37,8 metros e feita com material de apenas 5 mícrons de espessura, a Sunjammer funciona de maneira muito semelhante à de uma vela utilizada em navegações marítimas.

A diferença é que, em vez dos deslocamentos de ar, a vela será acionada por ventos solares — emissões de partículas carregadas proveniente da coroa solar. Embora as medidas permitam um impulso de apenas 0,01 newton, suficiente para algo com massa próxima à de um pacote de açúcar — o que pode ser bem relevante no vácuo —, a estrutura traz a vantagem óbvia de prescindir de qualquer tipo de combustível.

Arthur C. Clarke e as cinzas de “Star Trek”

(Fonte da imagem: Reprodução/Space.com

Embora a Sunjammer esteja em produção há algum tempo, foi apenas recentemente que o site Space.com apareceu com os arquivos do projeto. A despeito da parte mais técnica da coisa toda, a vela solar herda tanto o conceito quanto o seu próprio nome da obra do escritor de ficção científica Arthur C. Clarke — o qual havia imaginado uma espécie de iatismo espacial. A utilização do nome foi concedida pelo autor.

A Sunjammer também carregará para fora da atmosfera terrestre as cinzas do criador de “Star Trek”, Gene Roddenberry, e de sua mulher Majel Barret Roddenberry — além de outras pessoas que pagaram para que seus restos mortais fizessem a “viagem”.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.