NASA anuncia a descoberta do menor planeta de que se tem notícia

23/02/2013 às 03:401 min de leitura

De acordo com a NASA, o telescópio espacial Kepler descobriu na constelação de Lyra — que se encontra a 210 anos-luz da Terra — o menor exoplaneta de que se tem registro. Batizado de “Kepler-37b”, o planetinha é ligeiramente maior do que a Lua, e você pode conferir uma comparação de seu tamanho com relação a outros planetas conhecidos na ilustração acima.

Segundo os cientistas da agência espacial, o planeta é minúsculo e sua descoberta foi um verdadeiro desafio. Ele conta com um terço do tamanho da Terra e é menor do que Mercúrio, e esta é a primeira vez que um planeta menor do que os que existem em nosso sistema solar é encontrado. Além disso, apesar de orbitar ao redor de uma estrela semelhando ao Sol, os pesquisadores acreditam que se trata de um sistema planetário bem diferente do nosso.

Os pesquisadores acreditam que o Kepler-37b provavelmente seja um planeta rochoso e não habitável. Como o planetinha orbita bem próximo à sua estrela, ele provavelmente não apresenta atmosfera ou água, e as altíssimas temperaturas de sua superfície — estimadas em mais de 400° C — o tornam completamente estéril.