Cientistas acreditam que Plutão possa ter 10 luas
06
Compartilhamentos

Cientistas acreditam que Plutão possa ter 10 luas

Último Vídeo

De acordo com o Discovery News, uma simulação teórica revelou que Plutão pode ter 10 luas, além de contar com um ou mais sistemas de anéis. Até o momento, graças aos dados coletados pelo telescópio espacial Hubble, os astrônomos sabiam da existência de apenas quatro satélites orbitando ao redor do planetinha.

Os cientistas realizaram a simulação para calcular o risco de que a sonda New Horizons da NASA — que deve se aproximar de Plutão em 2015 — colida com algum astro orbitando o planeta anão. A estimativa apontou que podem existir mais luas do que as conhecidas (Nix e Hydra, além de outras duas que provavelmente serão batizadas de Cerberus e Vulcan), mas que são pouco brilhantes e pequeninas demais para que possam ser detectadas pelo Hubble.

Trajetória perigosa

Segundo os cientistas, os resultados podem influenciar nas decisões sobre a trajetória escolhida pela NASA para o sobrevoo da New Horizons, que passará por Plutão a uma velocidade estimada em 56 mil quilômetros por hora. A colisão com um astro desconhecido significaria um fim abrupto para a missão da sonda.

No entanto, além de fornecer informações para evitar possíveis colisões, a simulação também pode ajudar os cientistas a entender melhor como ocorre a formação de planetas em órbitas estáveis ao redor de sistemas binários e como é que ocorre a colisão de partículas que vão se agregando para formar as pequenas luas.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.