Russos mandaram ratos, lagartos e outros animais para o espaço
182
Compartilhamentos

Russos mandaram ratos, lagartos e outros animais para o espaço

Último Vídeo

Lançamento aconteceu ontem no Cosmódromo de Baikonur no início da manhã. Fonte da imagem: Reprodução/diHitt

Em 1957, a cadela Laika se tornou o primeiro animal a ser enviado ao espaço pela antiga União Soviética. Na oportunidade, ela e outros animais serviram para resolver problemas e preparar missões humanas ao espaço. Pouco tempo depois, Yuri Gagarin estava em órbita, sendo o primeiro homem nessa condição. Os objetivos da atual Rússia agora são enviar pessoas a Marte e, para isso, ratos, lagartos e caracóis foram dar um passeio no espaço a fim de conferir as condições.

A viagem desses seres para fora do planeta servirá para basicamente os mesmos propósitos que serviu Laika nos anos 1950. Esses animais, além de outros seres vivos, como ovas de peixe, estarão orbitando a Terra por um mês e, quando retornarem, serão avaliados para que os efeitos da falta de gravidade sejam mapeados.

Com isso, viagens longas como até Marte poderão ser feitas com a preparação necessária para evitar que a falta de gravidade prejudique a saúde dos tripulantes.

Abordo da Bion-M, estão 45 ratos, 8 roedores da Mongólia, 15 lagartos e 20 caracóis que partiram ontem. Antes do embarque, alguns ratos precisaram ser substituídos por terem se mostrado muito violentos logo antes do lançamento. Na ocasião, uma briga generalizada ocorreu e um dos roedores acabou morrendo. Até agora, não há relatos desse tipo de problema acontecendo novamente.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.