Foguete russo explode alguns segundos após o lançamento [vídeo]
147
Compartilhamentos

Foguete russo explode alguns segundos após o lançamento [vídeo]

Último Vídeo

Um foguete russo explodiu apenas alguns momentos após o seu lançamento em uma base espacial no Cazaquistão. Conforme mostra o vídeo registrado por uma agência de TV local (Interfax), o foguete passou gradualmente a perder a trajetória, até virar de nariz para baixo e partir direto para o chão. Nenhuma fatalidade foi registrada.

Denominado de Proton-M, o veículo deveria colocar três satélites de navegação em órbita, os quais seriam utilizados pelo sistema russo Glonass. De acordo com a rede que noticiou o acidente, a estrutura caiu a aproximadamente um quilômetro do ponto de lançamento, um minuto após deixar o solo.

Impacto ambiental de grandes proporções

Embora não tenha ocasionado nenhuma morte, estima-se que a queda do Proton-M tenha espalhado uma grande quantidade de materiais venenosos, sobretudo o heptilo e o amil. “O foguete caiu após um minuto de voo, quando seu tanque continha ainda cerca de 500 toneladas de combustível”, afirmou a referida rede. “Muito trabalho de descontaminação será necessário no ponto do acidente.”

No que se refere às perdas financeiras, estima-se que em torno de US$ 200 milhões tenha queimado juntamente com o foguete. Vale lembrar que não é a primeira vez que o Proton-M apresenta problemas. Desde o seu primeiro lançamento, em 2001, vários casos de mal funcionamento foram registrados — determinando a perda de de um satélite japonês, em 2007, e de três satélites Glonass em 2010.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.