Você saberia como vestir um traje de astronauta completo? [vídeo]

05/07/2013 às 09:182 min de leitura

Todos já vimos — seja em filmes, reportagens ou no próprio site da NASA — astronautas vestindo aqueles tradicionais trajes espaciais, não é mesmo? Aliás, desde o lançamento das famosas missões Apollo que o mesmo tipo de indumentária é utilizado para proteger os cosmonautas dos rigores do espaço. Mas, se você algum dia tivesse que vestir uma roupa dessas, saberia o que fazer?

O pessoal do site TESTED foi conferir quais são os elementos que fazem parte do traje, assim como os acessórios, alguns deles infames, que completam o modelito. Infelizmente, o vídeo está em inglês e não conta com legendas, mas tentaremos explicar o que é que um astronauta deve usar para não morrer no espaço.

Caso você não saiba, o famoso traje tem nome — EMU, de Extravehicular Mobility Unit — e não passou por muitas modificações nos últimos 40 anos. No entanto, apesar de ser incrível, o interessante mesmo é toda a parafernália que os astronautas precisam vestir debaixo dos EMU.

O primeiro acessório é uma... Fralda? Isso mesmo, como normalmente as “saídas” ao espaço duram — pelo menos — seis horas, e os astronautas não podem simplesmente abrir o zíper ou baixar as calças, esse componente seria mais uma espécie de elemento de emergência. Sobre a fralda, os cosmonautas vestem ceroulas e camisetas de manga longa feitas de algodão, para absorver o suor, de forma que a umidade não se acumule no interior do EMU.

Camadas e mais camadas

Fonte da imagem: Reprodução/TESTED

Sobre essa roupa de baixo de algodão, os astronautas vestem um macacão — chamado Liquid Cooling and Ventilation Garment ou LCVG — feito com um material superflexível. Essa peça conta com vários dutos de ventilação e tubos pelos quais circula água fria, servindo para ajudar a regular a temperatura corporal. Outro acessório é um tradicional chapeuzinho conhecido como Communication Cap, que é conectado ao traje e conta com um sistema de rádio.

Esse chapéu permite que os astronautas se comuniquem com os companheiros que estão dentro dos módulos espaciais ou diretamente com o pessoal do controle central. Também existem outros itens opcionais, cujo uso fica a critério do próprio astronauta, como luvas de algodão por baixo das luvas principais e uma variedade de protetores e suportes para evitar o contato entre as peças de metal do traje e o corpo.

Finalmente!

Fonte da imagem: Reprodução/TESTED

Em cima de tudo vem a roupa propriamente dita, que conta com uma espécie de mochila com diversos equipamentos que permitem que os astronautas se mantenham vivos no espaço. O traje começa a ser vestido pela parte inferior — ou pelas calças com um par de botas já acoplado — e, depois, a parte superior é encaixada.

Nela existe uma série de controles localizados na região peitoral, que dão acesso às diferentes funções disponíveis no traje. É também na parte superior que as ferramentas que os astronautas utilizam ficam localizadas.

Fonte da imagem: Reprodução/TESTED

E além de todos esses componentes, vale lembrar que a roupa é relativamente rígida e funciona como uma espécie de escudo. Depois, as luvas são colocadas e, por último, o incrível capacete. Esse último acessório é fixo e permite que os astronautas tenham apenas uma visão limitada de seu entorno; ela conta com um visor e uma espécie de escudo para evitar a exposição aos raios solares. E você reclamando de fazer um simples nó de gravata...

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: