Astronauta quase se afoga durante uma missão no espaço

05/08/2013 às 05:161 min de leitura

Você sabia que é possível se afogar no espaço? Pelo menos é o que acontece quando o sistema de ventilação do traje espacial sofre uma falha, e foi isso o que aconteceu com o astronauta italiano Luca Parmitano durante uma atividade extra de rotina no último mês de julho.

Os astronautas que vivem e trabalham na Estação Espacial Internacional são altamente treinados e têm uma aguçada atenção aos detalhes. Graças a essas habilidades, o italiano conseguiu se safar do que poderia ter sido o fim da sua vida em pleno espaço.

Falha quase fatal

Tudo aconteceu no dia 16 de julho, quando Parmitano estava trabalhando com o astronauta da NASA, Chris Cassidy, no exterior da estação espacial. Mas, faltando menos de uma hora para finalizar a missão, Parmitano informou um excesso de fluido, que foi se acumulando dentro de seu capacete. Com o problema piorando a cada segundo, o controlador da missão ordenou o retorno imediato para a câmara o mais rápido possível.

Na semana passada, Chris Cassidy, o colega de trabalho que acompanhava o astronauta italiano, divulgou um vídeo gravado na estação espacial, descrevendo os detalhes do que aconteceu com Parmitano.

Como você pode conferir na descrição acima, a água proveniente do sistema — de refrigeração do traje e de ventilação do capacete — começou a vazar em grande quantidade na parte de trás, perto da nuca de Parmitano, prejudicando ainda o seu sistema de comunicação. No ambiente de microgravidade, a tensão superficial da água forma uma bolha que, gradualmente, se arrastou para o rosto de Parmitano, quase causando um sufocamento.

Felizmente, os dois astronautas foram capazes de retornar com segurança para a estação e a NASA continua a investigar o que deu de errado com o capacete do astronauta.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: