NASA planeja usar um saco gigante no espaço para rebocar asteroides

28/08/2013 às 08:252 min de leitura

Sabe aquelas ideias de crianças, que geralmente ninguém dá muita bola? Ao ver a descrição deste projeto pela primeira vez, pode parecer que a NASA está com consultores mirins para ajudá-los em ideias criativas, mas a verdade é que o trabalho exigiu dezenas de horas de pesquisa para ser concluído.

A novidade da Agência Espacial Norte-Americana é a “captura” de asteroides com um gigante saco espacial — uma ideia que parece bastante boba, mas que pode representar um enorme avanço nas pesquisas espaciais. O projeto tem a intenção de levar astronautas para estudarem os asteroides que se aproximam da Terra.

Funciona assim: primeiro, uma nave não tripulada é enviada ao encontro do asteroide. Lá, ela se posiciona na rota do corpo celeste, na qual é ejetado algo que se parece com um gigantesco saco e serve para que o asteroide seja armazenado.

Fonte da imagem: Reprodução/YouTube Nasa

A nave então entraria em órbita juntamente com o asteroide. Assim que ela estiver estável, uma segunda nave é enviada, esta sim com uma tripulação à bordo. A primeira nave deve funcionar como um “rebocador” do corpo celeste e também será a forma como os astronautas poderão se aproximar do asteroide.

Ao acoplar a nave tripulada “rebocadora”, os astronautas podem coletar amostras dos rochedos e metais encontrados para estudá-las no espaço e trazê-las para a Terra. Segundo a NASA, além da pesquisa, os testes de captura de pequenos corpos podem ajudar em estudos para desviar o curso de maiores, que tenham potencial para atingir o planeta.

Além disso, muitos dos pequenos asteroides encontrados trazem minerais armazenados desde a criação do Sistema Solar, o que ajudaria os pesquisadores a entenderem melhor a formação dos astros.

A missão está marcada para 2025 e ainda precisa ter todos os seus detalhes acertados, mas o governo dos Estados Unidos está encontrando barreiras para que a agência tenha verba o bastante para concluí-la. O Congresso norte-americano criticou fortemente os planos, já que isso poderia tirar investimentos das missões em Marte, pesquisas em que o governo vem investindo pesado.

Para os pesquisadores da NASA, o avanço do projeto seria, na verdade, um motor para a melhoria de painéis solares e outros sistemas de sondas e cápsulas, o que seria um benefício direto a missões tripuladas ao Planeta Vermelho. A missão está sendo considerada como a “melhor aventura” dos astronautas desde a chegada do homem à Lua.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: