Cientistas descobrem que DNA pode sobreviver à viagem de reentrada na Terra

04/12/2014 às 09:241 min de leitura

De acordo com David Szondy do portal Gizmag, cientistas da Universidade de Zurique, na Suíça, descobriram que o DNA não só é capaz de sobreviver a viagens ao espaço como pode continuar funcional após o dramático processo de reentrada na atmosfera terrestre.

A descoberta ocorreu durante testes conduzidos com um foguete que realizou voos suborbitais e que “levava” plasmídeos — moléculas de DNA capazes de se reproduzir independentemente do DNA cromossômico — em sua estrutura, incluindo partes externas e sulcos das cabeças de diversos parafusos.

Ativo e operante

Segundo Szondy, os cientistas aplicaram amostras de material genético artificial contendo uma substância fluorescente e fragmentos de DNA resistentes a antibióticos antes de o foguete ser lançado. Os pesquisadores esperavam encontrar vestígios de matéria orgânica após o retorno da nave, mas não imaginavam que, após enfrentar as inóspitas condições do espaço e temperaturas perto de mil graus célsius na reentrada, o DNA sobreviveria.

Portanto, foi uma enorme surpresa encontrar material intacto e funcional — ainda capaz de transferir informações — depois do regresso à Terra. Conforme explicaram, as implicações da descoberta são imensas, já que põem em dúvida a eficiência dos procedimentos de esterilização empregados atualmente em sondas espaciais que são enviadas ao espaço ou outros planetas.

Os testes sugerem que existe a possibilidade de que o processo pode não ser suficiente para prevenir a contaminação de planetas e astros para os quais enviamos sondas — e, portanto, pode acontecer que formas de vida encontradas no espaço tenham saído aqui da Terra. Nesse sentido, a descoberta também levanta questões sobre as origens da vida no nosso planeta, ao indicar que microrganismos poderiam perfeitamente ter chegado até aqui de carona em meteoros.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: