Fashion Rio e as tendências em beleza para o inverno 2012

07/02/2012 às 17:064 min de leitura

Fonte: Agência Fotosite/Divulgação

É comum aproveitarmos as temporadas de moda para saber quais serão as peças que não poderão faltar no guarda-roupa nas próximas estações. No entanto, não podemos esquecer que as passarelas também nos reservam muitas novidades quando o assunto é maquiagem.

Como preparar a pele, quais cores usar nos olhos e nos lábios ou ainda como arrumar os cabelos são características que podem ser conferidas nas passarelas do mundo todo. No Fashion Rio, que aconteceu entre os dias 10 e 14 de janeiro, as grifes confirmaram as tendências apresentadas nos desfiles internacionais e também apresentaram novidades com um toque de brasilidade, exibindo makes bastante democráticos.

Aposte na beleza natural

Diferente do que se espera nas estações mais frias, o inverno 2012 promete exibir maquiagens mais leves e suaves. As cores sóbrias e escuras perdem espaço para os tons metálicos e vibrantes, tendo o azul como o queridinho da estação. Apenas os lábios aparecem em tons fechados de vermelho, mas não devem fazer tanto sucesso quanto os tons de nude.

De acordo com as passarelas cariocas, a beleza natural estará em alta no inverno – a pele bem hidratada e natural com o uso de produtos neutros configura a tendência, que é bastante simples de ser usada no dia a dia. Para quem gosta de ousar, alguns desfiles deram destaque aos olhos com traços bem longos no canto externo dos olhos ou a aplicação de glitter para criar um olhar cheio de brilho.

Simplicidade nos cabelos

Assim como o make se mostra natural, os cabelos acompanham o estilo e chegam ao inverno sem muitos detalhes. Enquanto outras estações pediam coques e rabos de cavalos nas alturas, o inverno 2012 estará concentrado em amarrações baixas, na altura da nuca e com os fios bem próximos à cabeça, perdendo qualquer volume. Quem não gosta muito do visual chapado pode investir em franjas para quebrar um pouco a tendência.

Já os fios aparecem em versões texturizadas, platinadas ou com efeito molhado. Várias grifes investiram em algum desses estilos, configurando as tendências em cabelos para a próxima estação.

Confira abaixo mais detalhes das grandes apostas da temporada de moda carioca para o inverno 2012.

Naturalidade
Makes das grifes Agatha e Walter Rodrigues. Fonte: Agência Fotosite/Divulgação

Muito parecido com um look de cara lavada, a beleza natural busca preparar a pele da maneira mais natural possível para conseguir um acabamento acetinado. Os produtos são sempre em tons neutros seguindo a cor da pele para não empalidecer ou bronzear. Nos olhos, é possível aplicar delicadamente uma máscara transparente e lápis branco na linha d’água, sempre sem exageros.. Nos lábios, um balm é suficiente.

Pele iluminada
Makes das grifes 2nd Floor e Alexandre Herchcovitch. Fonte: Agência Fotosite/Divulgação

Quem gosta de exibir um pouco de brilho, pode apostar na pele natural com um toque de luminosidade. O iluminador aplicado na testa, nariz e queixo traz um brilho saudável de fazer inveja.

A força do bronze
Makes das grifes Melkz-Da e Alessa. Fonte: Agência Fotosite/Divulgação

As grifes mostraram que o blush de inverno ganha uma nova tonalidade – o bronze. Com o sucesso dos tons metálicos, a cor entra com tudo na estação para substituir os blushes rosados, corais e laranjados. Em makes neutros, vale apostar na cor para destacar as bochechas.

Influência oriental
Makes da grife Maria Bonita Extra. Fonte: Agência Fotosite/Divulgação

As passarelas cariocas também revelaram olhos delicados para o inverno 2012 partindo de uma inspiração oriental, algumas grifes mantiveram a naturalidade da pele e investiram em um destaque apenas no canto externo dos olhos. Em alguns casos, uma sombra suave ou um iluminador foi aplicado no côncavo dos olhos para completar o make. Para fazer em casa, basta delinear a pálpebra móvel bem rente aos cílios a partir da metade em direção ao canto externo e repetir o processo na linha inferior de cílios.

A vez do delineador
Makes das grifes Bianca Marques e Filhas de Gaia. Fonte: Agência Fotosite/Divulgação

Depois do traço grosso e do olhar de gatinho fazerem muito sucesso entre o público feminino, é a vez dos delineadores ultrapassarem os limites e ganharem mais destaque. A última temporada de moda exibiu traços longos que alcançavam as têmporas. Feitos com delineador líquido, lápis ou sombra preta, podendo até mesmo ser esfumados, os traços criam um novo contorno que valoriza o olhar.

Cores vibrantes
Makes das grifes New Order e Acquastudio. Fonte: Agência Fotosite/Divulgação

Já que a próxima estação promete ser mais leve e suave, as cores utilizadas nas sombras também se mostram mais vibrantes, quase como se trouxessem um toque de verão. Mais uma vez, os tons metálicos são aposta certeira, junto como azul que, em qualquer tonalidade, é o queridinho do inverno 2012.

Olhar dramático
Makes da grife Giulia Borges. Fonte: Agência Fotosite/Divulgação

Quem quiser aproveitar o inverno sem abusar das cores pode aproveitar para destacar os cílios, conforme foi mostrado nas passarelas de Giulia Borges. A colocação de cílios postiços na linha inferior dos olhos e a aplicação de camadas generosas de máscara preta criam um efeito interessante. Já que o foco do make está nos cílios, complete a maquiagem com cores neutras.

Pegada rocker

Makes das grifes Coca Cola Clothing e Ausländer. Fonte: Agência Fotosite/Divulgação

Algumas grifes não abriram mão de um inverno mais fechado e apresentaram maquiagens fortes em tons escuros. Esse foi o caso da Ausländer e da Coca Cola Clothing, que investiram pesado em sombras em olhos bem marcados com sombras azuis e pretas. Para dar brilho ao make, a novidade é o uso de glitter no canto interno dos olhos ou espalhado em toda pálpebra móvel.

Lábios em destaque
Makes das grifes Patachou e Nica Kessler. Fonte: Agência Fotosite/Divulgação

Enquanto isso, outras grifes elegeram os lábios como o grande destaque de seus makes de passarela. Nos desfiles de Nica Kessler e Patachou foi possível ver um verão mais tradicional, com pele suave e lábios bem delineados e coloridos. Para aderir a tendência, aposte em tons terrosos como o marrom e o café ou mais avermelhados como o vinho, o berinjela e o beterraba.

Amarrações baixas
Makes das grifes Oestudio e 2nd Floor. Fonte: Agência Fotosite/Divulgação

Para a próxima estação, os rabos de cavalo descem até a altura da nuca. Além disso, a tendência mostra fios retos, bem penteados e próximos à cabeça. Simples de fazer, o penteado permite algumas variações que o deixam mais elegante e sofisticado, como é o caso do look do Oestudio, que faz a amarração com o próprio cabelo e deixa um pouco de volume nos fios.

Coques para todas
Makes das grifes Coven, Cantão e Patachou. Fonte: Agência Fotosite/Divulgação

Uma boa opção para fugir da simplicidade dos rabos de cavalo é investir nos coques. Também posicionados na altura da nuca, os coques podem complementar as amarrações ou trazerem formatos diferentes. As franjas ou mechas soltas dão versatilidade ao look e quebram um pouco com a seriedade do penteado.

Efeito molhado
Makes das grifes Melkz_Da e Printing. Fonte: Agência Fotosite/Divulgação

Os cabelos com acabamento de efeito molhado chegam para contribuir com a nova tendência que tira o volume dos fios e os deixa alinhados com a cabeça. Além de conferir um brilho discreto aos cabelos, o efeito valoriza ainda mais o aspecto hidratado dos fios e pode ser aplicado em qualquer tipo de cabelo.

Fios platinados
Makes das grifes Walter Rodrigues e Nica Kessler. Fonte: Agência Fotosite/Divulgação

O TodaEla já havia mostrado anteriormente que os cabelos platinados estão em alta. As passarelas confirmaram esta tendência mostrando cabelos loiros radiantes. Mas quem quiser aderir, deve ter em mente que os cabelos exigem alguns cuidados especiais. O segredo para ter fios platinados impecáveis, você pode conferir nesse artigo.

Lisos e soltos
Makes das grifes Espaço Fashion e Cantão Fonte: Agência Fotosite/Divulgação

Depois de ter perdido um pouco de espaço entre os penteados preferidos das mulheres, os lisos voltam a figurar no inverno 2012. Com cortes retos, sem franjas ou qualquer detalhe especial, eles reaparecem soltos e prometem fazer sucesso na próxima estação.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: