O que esperar para o verão 2013, segundo o Fashion Rio
Seja o primeiro a compartilhar

O que esperar para o verão 2013, segundo o Fashion Rio

Equipe MegaCurioso

Sacada, Patachou e Auslander. Fonte: Agência Fotosite

Com o encerramento dos desfiles do Fashion Rio há alguns dias, é hora de ficar por dentro das tendências para preparar o guarda-roupa para a estação quente. A boa notícia é que boa parte dos elementos que fizeram sucesso no inverno vai continuar em alta no verão.

Isso porque quem acompanhou as apresentações fashion internacionais e as últimas temporadas de moda brasileiras vai ver poucas novidades nessa edição do Fashion Rio. Metalizados, transparências, looks all jeans e conjuntinhos continuam em alta, com espaço para prints florais e tribais. As candy colors e o estilo peplum, que predominaram nas coleções das principais grifes no exterior, também apareceram com frequência na passarela carioca.

A vantagem é que as tendências são democráticas e oferecem um leque de opções com variedade suficiente para agradar a todas. Um estilo que não cai bem em você poderá ser facilmente substituído por outro. Confira abaixo o que estará em alta no próximo verão e comece a garantir suas peças preferidas desde já.

Transparência

Filhas de Gaia, Melk Z-Da e Totem. Fonte: Agência Fotosite

Leves e frescas como verão, as transparências continuam em alta na estação de calor, deixando os looks mais sensuais. Na passarela do Fashion Rio, a tendência foi presença obrigatória na maioria dos desfiles. A grife Filhas de Gaia apostou em camisas e vestidos transparentes sobrepostos a top cropped e hot pants.

A Melk Z-Da também apresentou vestidos com o estilo, que tinham apliques para esconder as regiões estratégicas. Na Totem, as camisas de alfaiataria transparentes também não faltaram, aparecendo combinadas a tops metalizados. Outras grifes que apostaram na transparência foram a Oh, Boy!, Herchcovitch, Ágatha e Patachou.

Vale ressaltar que o estilo é democrático e fica bem na maioria das mulheres, mas é preciso cuidado ao escolher a produção, para não acabar com um visual vulgar. Por isso, invista na sobreposição e nas peças de alfaiataria para um look de acordo com as tendências.

Metalizados

New Order, Melk Z-Da e Oh, Boy! Fonte: Agência Fotosite

As jaquetas, acessórios e calças metalizadas que estão fazendo sucesso nas vitrines de inverno vão continuar em alta no verão. Na semana de moda carioca, os tecidos dourados apareceram em várias grifes, como Oh, Boy!, Sacada, Totem e New Order.

Na Totem, o metalizado se misturou a transparências para looks atuais com pegada sensual. Na New Order, o dourado foi o detalhe de brilho de vestidos nude. Já na Oh, Boy!, ele apareceu em jaquetas inteiras, em sapatos e acessórios.

Assim, o metalizado deixou definitivamente de ser exclusivo em looks de festas para ganhar as ruas em produção diurnas e noturnas. Quem gosta de ousar pode apostar em peças inteiras combinadas a modelos neutros. Porém, aquelas que ficam com receio de investir no estilo podem recorrer a bolsas, sapatos e outros acessórios que deem apenas um toque de brilho ao visual.

Tops cropped

TNG e Melk Z-Da. Fonte: Agência Fotosite

Não é de hoje que os tops cropped caíram nas graças das grifes para o verão. A tendência já fez sucesso na temporada de calor de 2012 e o TodaEla ensinou inclusive como usar o estilo.

Na última edição do Fashion Rio, os butiês voltaram às passarelas combinados com shorts, saias e calças de cintura alta, formando looks femininos que deixavam a barriguinha de fora. Vale lembrar que essa é uma tendência para quem está com as medidas em ordem, e a intenção é deixar apenas um pouco de pele à mostra, para evitar a vulgaridade. Ela também pode ser combinada a transparências, para um visual ainda mais atual.

Grifes como TNG, Melk Z-Da, Alessa, Maria Bonita Extra e Coca Cola Clothing abusaram dos tops cropped. Na TNG, a peça veio combinada a modelos de alfaiataria, como o blazer.

Telas, tramas, redes e trançados

Nica Kessler, Totem e Coven. Fonte: Agência Fotosite

As tramas de ponto aberto apareceram em alguns desfiles do Minas Trend Preview, alertando que o estilo com pegada artesanal faria sucesso no verão. No Fashion Rio, grifes como Ágatha, Filhas de Gaia e Nica Kessler apostaram nesses elementos para dar mais personalidade aos looks.

Na coleção da Nica Kessler, foi possível ver as tramas de ponto aberto sobrepostas a estampas florais e dando detalhes à barra de vestidos ou saias. A Ágatha investiu em blusas inteiras de ponto aberto, que podem ser aliadas a sobreposições.

Conjuntinhos

R. Groove, Totem e Coca Cola Clothing. Fonte: Agência Fotosite

A onda dos conjuntinhos não vai acabar no inverno. No Fashion Rio, eles voltaram a fazer parte dos desfiles, com estampas diferenciadas, padronagens atuais e em versões masculinas. As peças foram atualizadas com o uso de novos tecidos, como as transparências e os metalizados, além de versões em candy colors.

Na R. Groove, os conjuntos eram formados por camisas e bermudas estampadas com folhagens ou prints de lenços, mas há também versões lisas para os homens menos ousados. A TNG apostou em conjuntos monocromáticos com top cropped e blazer para combinar, enquanto a Totem apresentou versões com transparência e hot pants.

Outras grifes que apostaram nos conjuntos foram Alessa, Sacada, Coven e Andrea Marques.

Candy Colors

Ágatha, Cantão e Patachou. Fonte: Agência Fotosite

As candy colors apareceram em desfiles internacionais, como da Louis Vuitton e Prada, e recentemente estiveram presentes nas coleções do Minas Trend Preview. No Fashion Rio, não foi diferente: elas surgiram nas coleções da Cantão, Espaço Fashion, Patachou, Auslander, Ágatha, Coven e Maria Bonita Extra.

Esmaecidas e aquareladas, elas formam looks típicos do estilo ladylike, deixando a feminilidade e o romantismo em alta.

Quem não gosta da tendência pode adequá-la ao seu estilo, mesclando as candy colors a tons intensos, como laranja, pink e azul-klein, que também tiveram espaço na passarela. Em contrapartida, aquelas que apostam no estilo podem se inspirar com os looks apresentados pela grifes na semana de moda carioca.

Cores fluo e cítricas

Espaço Fashion, Bluem Man e Sacada. Fonte: Agência Fotosite

Contrastando com as candy colors, os tons fluo e cítricos, inspirados em frutas como limão, lima e tangerina, também tiveram seu espaço no Fashion Rio. Para o próximo verão, elas surgem combinadas a cores neutras, como o preto e o branco, formando looks que podem agradar a todas.

Na Espaço Fashion, as cores fluo apareceram em jaquetas, camisetas, na composição de estampas e em conjuntos. Grifes como Maria Bonita Extra, Blue Man, Tryia e Sacada também apostaram na tendência.

Estampas para todos os gostos

2nd Floor, Coca Cola Clothing, Herchcovitch. Fonte: Agência Fotosite

As estampas prometem não ficar de fora do verão, segundo as tendências do Fashion Rio. Os desenhos florais e tribais aparecem principalmente em calças, que já caíram no gosto das celebridades e prometem ganhar cada vez mais espaço nas ruas.

Os prints de lenços também apareceram em conjuntos, blusas e calças, além dos arabescos que remetem a mosaicos ou azulejos e das imagens tropicais, que já haviam aparecido na última temporada de calor.

As grifes que apostaram nas estampas incluem 2nd Floor, Coca Cola Clothing, Herchcovitch, Lenny e Sacada.

Recortes

Blue Man, Cia Marítima e Nica Kessler. Fonte: Agência Fotosite

Uma das novidades para esse verão foi o uso de recortes para deixar as peças diferenciadas. Eles apareceram em decotes, mangas e ombros, deixando algumas faixas de pele à mostra.

Na grife de beachwear Blue Man, os recortes em maiôs criaram novos modelos que escondiam algumas partes do abdome e não são indicados para quem quer tomar sol. Salinas e Cia Marítima também apostaram nos recortes em suas coleções, assim como a Nica Kessler, que marcou a cintura de seus looks por meio da técnica.

Vale ainda ressaltar os decotes profundos nas costas apresentados em algumas coleções, que deixaram os visuais com mais sensualidade.

Peplum

Maria Bonita Extra, Alessa e Filhas de Gaia. Fonte: Agência Fotosite

O peplum é outra tendência que surgiu primeiro nas passarelas internacionais, desfilou pelo Minas Trend Preview e também apareceu no Fashion Rio de verão 2013. Maria Bonita Extra, Oh, Boy!, Alessa e Filhas de Gaia apostaram no estilo em suas coleções para o calor.

Mullet

Melk Z-Da, Patachou e Totem. Fonte: Agência Fotosite

Também não é de hoje que as peças comprimento mullet (assimétrico, sendo mais longo na parte de trás) fazem sucesso. No Fashion Rio, elas voltaram a aparecer nos desfiles da Melk Z-Da, Auslander, Patachou e Totem.

Na Melk Z-Da, o estilo apareceu em vestidos com a barra recortada e combinado a transparências. Na Patachou, a assimetria surgiu também em camisas soltas.

Franjas

2nd Floor e TNG. Fonte: Agência Fotosite

A coleção da 2nd Floor, com inspiração no caubói tropical, trouxe um elemento de volta para o verão: as franjas. Elas apareceram na barra de vestidos curtos, em saias e tops. A Patachou e a TNG também apostaram no estilo, sendo que a última colocou as franjas no detalhe de suas bolsas.

All jeans

TNG, Coca Cola Clothing e Herchcovitch. Fonte: Agência Fotosite

Um look total jeans não precisa ser sinônimo apenas de produções casuais. No Fashion Rio, foi possível ver a tendência em versões sofisticadas, comprovando que o denim estará em alta no verão.

Coca Cola Clothing, TNG e Herchcovitch foram algumas grifes que investiram nos visuais all jeans. Nesse estilo, a vantagem é que peças de vários outros materiais combinam facilmente, além de agradar a mulheres e homens. Para escapar do calor do verão, vale investir nos modelos mais curtos, como shorts, bermudas e vestidos.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER