Rachadura gigante em geleira cria iceberg do tamanho da cidade de Nova York
73
Compartilhamentos

Rachadura gigante em geleira cria iceberg do tamanho da cidade de Nova York

Último Vídeo

Uma grande rachadura na geleira de Pine Island (PIG, na sigla em inglês), na Antártica, deu origem a um iceberg do tamanho da cidade de Nova York. O satélite alemão TerraSAR-X utilizou um radar para confirmar que o rompimento tinha atingido a totalidade de 30 quilômetros de largura da camada de gelo, lançando a estrutura no oceano.

Rachaduras em geleiras são algo relativamente comum – a própria PIG se rompeu outras vezes, em 2011 e 2007. No entanto, este rompimento específico foi incomum por ter demorado muito mais para se alastrar, o que permitiu que a camada de gelo se tornasse ainda mais comprida.

A geleira de Pine Island atrai a atenção de pesquisadores por ser a maior da Antártica e ter um grande fluxo de derretimento. A PIG é responsável por cerca de 10% da drenagem da camada de gelo do oeste do continente, o que a torna uma forte contribuinte para o aumento do nível do mar.

Sobre gelo fino

O degelo da camada de Pine Island causa um afinamento da geleira como um todo, o que leva a PIG a se mover e a derreter ainda mais rápido. Dessa forma, a estrutura se torna cada vez mais frágil e tem um risco cada vez maior de entrar em colapso.

Segundo Adrian Jenkins, pesquisador membro do British Antarctic Survey, o rompimento por si só não é algo incomum. “O que é mais importante é o contínuo afinamento da camada de gelo, o que, de forma geral, tem sido um processo constante desde que o monitoramento do continente começou”, afirmou.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.