Mistério! Luz azul brilhante ilumina o mar de Santos – seriam os Smurfs?
850
Compartilhamentos

Mistério! Luz azul brilhante ilumina o mar de Santos – seriam os Smurfs?

Último Vídeo

No último final de semana, aparentemente os Smurfs resolveram tomar um banho no mar de Santos, no litoral de São Paulo. Isso porque as águas estavam com uma irradiante e curiosa luz azul, flagrada em fotos e vídeos (como o acima) por alguns moradores.

Na verdade, tudo não passa de um fenômeno relativamente comum, resultado de fitoplânctons com bioluminescência, que se acendem ao serem agrupados e agitados – e nada melhor do que as ondas quebrando perto da areia para isso acontecer. “Os fitoplânctons realizam esse processo biológico que ocorre quando bilhões deles são agitados ao mesmo tempo. Isso acontece também em outras praias do Brasil e do mundo; porém, como aqui há muita iluminação, às vezes essa reação passa despercebida”, explicou Thiago Nascimento, biólogo do Instituto Gremar, ao G1.

Desde quinta-feira passada (23), moradores e pescadores fizeram vídeos e tiraram fotos das luzes nas águas – um espetáculo difícil de ser esquecido. “Estava em frente à praia do Góes, no Guarujá e, quando a canoa deslizava na água ou passávamos o remo no mar, aparecia esse azul intenso. Muito lindo. Nunca tinha visto nada igual”, contou o remador Antônio Borges.

Nós aqui do Mega Curioso já havíamos falado desse fenômeno em 2014, quando foram registradas imagens belíssimas disso acontecendo nas Ilhas Maldivas. Eu nunca vi nada parecido, mas fiquei com muita vontade – e você?

Nesta imagem, o flagra da bioluminescência aconteceu bem próximo à areia, mas o registro foi feito nas Ilhas Maldivas, em 2014

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.