(Fonte da imagem: Thinkstock)

Pode ser que você nunca tenha se preocupado em imaginar quantas moléculas de água são necessárias para formar os primeiros cristais que formarão os cubos de gelo ou flocos de neve. Contudo, um grupo de pesquisadores alemães conseguiu determinar qual é a quantidade exata de moléculas para que essas estruturas comecem a surgir.

De acordo com o site SCIENTIFIC AMERICAN, os cientistas descobriram que a água absorve a luz em uma determinada frequência, enquanto os cristais de gelo absorvem em outra. Os pesquisadores, então, utilizaram alguns equipamentos para controlar a quantidade de moléculas presentes em uma amostra, observando o comportamento de um agrupamento molecular a temperaturas abaixo de zero.

Os cientistas foram adicionando molécula por molécula ao sistema, até que perceberam uma mudança na frequência de luz absorvida pelo agrupamento molecular. Eles, então, pararam de adicionar moléculas, descobrindo exatamente quantas delas são necessárias para começar a formar os cristais de gelo. Curioso para saber qual é o número? Precisamente 275 moléculas de água, embora sejam necessárias 475 para que o cristal seja completamente formado.

Fontes: SCIENTIFIC AMERICAN e Science