Animação explica as forças 'mágicas' presentes no nosso Universo
09
Compartilhamentos

Animação explica as forças 'mágicas' presentes no nosso Universo

No passado, como os cientistas não conseguiam explicar as forças invisíveis que nos rodeavam — como a gravidade, o campo magnético terrestre ou a forma como as nossas vozes viajam enquanto falamos ao celular, por exemplo —, elas eram atribuídas a um poder místico, chamado de telecinésia.

Contudo, como você pode ver na animação acima, graças a Michael Faraday (ou Magnetic Mike) e James Clerk Maxwell (ou JC), que em meados de 1800 fizeram uma das maiores descobertas de todos os tempos, hoje sabemos que essas forças são provocadas por campos eletromagnéticos e não por alguma mágica oculta presente no nosso planeta.

Magnetic Mike e JC

Segundo o vídeo, Faraday estava convencido de que a força que fazia com os ímãs atraíssem ou repelissem objetos metálicos não tinha nada a ver com poderes telecinésicos da Terra, mas sim com uma “coisa” física que ele batizou de campo.

Já Maxwell, baseado na ideia de campo apresentada por Faraday, conseguiu demonstrar a existência da eletricidade e magnetismo através de cálculos matemáticos. JC também foi o primeiro a perceber que a luz, na verdade, nada mais é do que uma onda eletromagnética.

Desta forma, os dois criaram as bases para toda aFísica do século 20 com suas incríveis descobertas, já que a ideia da existência de campos magnéticos nos ajuda a compreender e a explicar o Universo.

Você pode ativar as legendas em português no menu do vídeo.

Fonte: MinutePhysics

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER