Por que fica escuro quando apagamos a luz?
Seja o primeiro a compartilhar

Por que fica escuro quando apagamos a luz?

Por que fica escuro quando apagamos a luz? “Porque sim” não é resposta, apesar dos nossos pais nos terem dito isso incontáveis vezes, quando éramos crianças. Para onde vai essa luz que acabamos de apagar? Ela deixa de existir? Vai para outro lugar? Ou vira outra coisa?

A resposta está mais perto da última opção. A luz, como uma das muitas ondas eletromagnéticas que nos circundam, é uma das pouquíssimas visíveis aos nossos olhos. Há toda uma gama de outras frequências de ondas eletromagnéticas que não somos capazes de ver.

Fonte da imagem: Pixabay

Quando desativamos o disjuntor de luz, os elétrons dos átomos que só emitem a luz visível deixam de ser estimulados e passam a emitir apenas radiações de outras frequências.

A luz que vemos e as cores são radiações desses elétrons dos átomos que respondem com frequências próprias à energia que recebem. Quando apagamos a luz, a energia que estávamos dando a esses átomos sai deles, agora como outra “espécie” de luz, em outras frequências invisíveis para nós.

E então, gostou da explicação?

*Publicado originalmente em 29/03/2013.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER