Entenda por que as bombas nucleares resultam em nuvens em forma de cogumelo

31/07/2018 às 04:002 min de leitura

Você já deve ter reparado que as explosões nucleares costumam resultar em colunas de fumaça com um formato bastante específico, tanto que elas ganharam o nome de “nuvens de cogumelo”. Mas você já se perguntou por que isso acontece?

O site Today I Found Out explica que o fenômeno pode ser facilmente explicado a partir do conceito de convecção. Se você relembrar as aulas de Física, vai recordar que existe uma relação entre a temperatura e a densidade dos fluidos, o que faz com que eles se movimentem no espaço.

No caso das bombas nucleares, a explosão dá início a uma grande nuvem de fogo. Essa bola de gases quentes é acelerada em todas as direções. E como a bola de gases acelerados é mais quente – e, por isso, menos densa – do que o ar que a circunda, ela começa a subir extremamente rápido e é isso o que dará a forma ao que vemos como o chapéu do cogumelo. Conforme a bola de fogo sobe, ela aquece o ar e isso atrai toda a fumaça e os gases que estão ao redor, formando assim o que entendemos como o estipe (ou a haste) do cogumelo.

Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock

Já aquela impressão que temos de que o chapéu do cogumelo está se movendo de fora para dentro é resultado da diferença de temperatura entre o centro e a borda da estrutura. Como o centro é mais quente, ele sobe mais rapidamente e as partes externas do chapéu, que se movem lentamente, passam a fazer parte da haste.

Uma vez que a nuvem alcança um certo ponto da atmosfera em que a densidade da nuvem de gases é igual à densidade do ar ao redor, ela se espalha e forma um grande chapéu.

Em alguns casos, também é possível notar que as explosões dão origem a um anel que se posiciona em volta do cogumelo. Essa estrutura se forma por causa da área de baixa pressão que é criada a partir da fase negativa da onda de choque. Isso resulta em uma queda da temperatura que, junto com a baixa pressão, pode diminuir suficientemente o ponto de densidade para que uma nuvem se forme temporariamente.

Como curiosidade, essa auréola que se forma em volta da explosão é conhecida como “nuvem de Wilson”, tendo sido batizada em homenagem ao físico escocês Charles Wilson.

*Publicado originalmente em 20/11/2013.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: